O que servir no casamento e como congelar doces

O que servir no casamento e como congelar doces

Olá, meninas! Na coluna desta quinzena, o pessoal do Casando Sem Grana dá dicas práticas sobre os pratos servidos na festa de casamento. 

Queremos hoje tirar suas dúvidas a respeito do que servir no casamento e como congelar doces. Essas que são as dúvidas mais frequentes de quem também quer colocar a mão na massa na cozinha para gerar ainda mais economia.

Você também pode gostar:
Como calcular a quantidade de comida do seu casamento?
É possível casar sem desperdício
10 maneiras divertidas de jogar o buquê

Veja as dúvidas enviadas pelas nossas leitoras e as respostas da nossa colunista e chef de cozinha, Gabriela Gasparin.

churrasco-csg

É importantíssima a contratação de garçons, principalmente por conta das bebidas e pela reposição de alguns tipos de comida, como o arroz, a salada, a farofa e assim por diante. O cálculo de garçons nesse tipo de evento é 1 garçom para cada 25 pessoas.O cálculo de comida para churrasco é este:

Carne assada no geral: 0,250 g para mulheres e 0,350 g para homens
Arroz: 0,90 g
Farofa: 0,075 g
Salada com Legumes: 0,75 g
Salada de Folhas: 0,25 g

Observação: Nesse tipo de ocasião não é obrigatório servir entradas como salgadinhos. É totalmente opcional e até mesmo dispensável.

doces-salgados

Os docinhos de festa podem ficar congelados, enrolados, por até 3 meses e os salgados por 6 meses, desde que armazenados de forma correta: em embalagens de isopor ou plástico, em saquinhos para congelamento hermeticamente fechados que não fiquem em contato com o ar que circula no freezer.

alan-vieira-casamentoFoto: Alan Vieira

Observação: Docinhos envolvidos em açúcar, fondant ou chocolate (bombons) NÃO podem ser congelados.

cha-csg

Se o chá for um encontro tradicional, somente com mulheres, você pode servir: pães com frios, tortas, lanches naturais, torradas, biscoitos, patês, bolos simples como de coco, laranja, chocolate. Com bebidas: sucos, refrigerantes, café, chá, leite e chocolate quente. Tudo vai variar com a proposta do seu evento, o horário a ser realizado e com a época do ano.

Leve em conta todos esses aspetos mas tenha sempre em mente que o chá é um momento de descontração, logo, as comidas devem ser práticas e fáceis de serem consumidas.

cardapio-tarde-csg

Para casamentos vespertinos temos 3 opções: Chá da Tarde, Café Colonial e Coquetel.

O chá da tarde vai trazer os mesmos alimentos servidos em um café da manhã, só que, obrigatoriamente, o chá deve estar presente como o “centro” da recepção.

O café colonial ou café completo como frequentemente o chamamos, traz toda a gama de alimentos tradicionais de um café da tarde, acompanhado de tortas e até carnes fatiadas para serem consumidas com pão. O coquetel, o mais comum, onde são servidos salgadinhos, canapés e/ou o FingerFood que está muito em alta.

Essa imagem mostra uma sugestão da Sammia para um Brunch que é um pouco de tudo isso mas com a opção de uma massa e/ou comidinhas a serem servidas em cumbucas.

paes-acompanhamentos

bem-casados

Não se deve armazenar dessa maneira pois o papel crepom ficará úmido e vai soltar tinta. O ideal é armazenar apenas os bem casados embrulhados em papel celofane, e um dia antes do casamento, retirar da geladeira e embrulhar no papel crepom e finalizando-os com fita de cetim ou laço. Caso a embalagem seja cartonada, ou em caixinhas que não favoreçam a umidade, eles podem ser armazenados dentro da geladeira tranquilamente.

bemcasadoFoto: Casando Sem Grana

Esperamos ter ajudado.

*Sammia Vilela é jornalista, graduada em marketing e idealizadora do blog  “Casando sem Grana”.  Ajuda os futuros noivos a realizarem o casamento dos sonhos com o dinheiro que eles têm.

Crédito da foto em destaque: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Sammia Vilela

Sammia Vilela

Casando Sem Grana

close