O que você precisa saber sobre o Boxing Day

O que você precisa saber sobre o Boxing Day

Com a aproximação do final do ano, uma nova data de grandes promoções merece a atenção da consumidora: o Boxing Day. Antecipando os tradicionais saldões de início de ano, os varejistas prometem, no 1º dia útil após o Natal, descontos significativos nos preços dos produtos. Para não se deixar levar pelo apelo do evento, entretanto, é importante prestar atenção a alguns pontos.

“Logo após o Natal, a demanda ainda está aquecida e demora um pouco para esfriar. Já existem pessoas que usam a estratégia de comprar depois do Natal para evitar tumultos ou enviar pelo correio presentes a amigos e familiares que moram em outras cidades. Outras, precisam fazer trocas e, de quebra, acabam comprando novos itens. O varejo sabe disso. Por isso, a consumidora precisa estar atenta para ver se realmente está encontrando bons preços”, explica a diretora do Serasa Consumidor, Fernanda Monnerat.

Para tirar um bom proveito das grandes promoções, é importante, primeiramente, considerar o seu orçamento e chegar ao valor que pode e deseja gastar com as compras, considerando inclusive os gastos extras que terá no início do ano, com IPTU e IPVA, por exemplo. Se ainda tem parte do seu 13º salário com você, reflita também se não prefere poupá-lo para realizar um objetivo no próximo ano.

“A consumidora deve também tomar cuidado para não se empolgar demais com ofertas ou atrativos e acabar comprando mais do que planejou”, explica Fernanda. A sua saúde financeira deve ser priorizada na hora de tomar decisões. Para fugir das compras impulsivas, é importante pensar no que deseja adquirir antes de começar a buscar: fazer uma lista de itens que deseja pode ser muito útil nesse sentido. Também é interessante tirar um tempo para pensar antes de fechar negócio.

Já para encontrar oportunidades interessantes, é importante, primeiramente, fazer uma boa pesquisa e considerar a variação de preços no período, para garantir que o desconto é legítimo. Há sites como o Zoom que podem ajudá-la nessa tarefa.

Apesar de todos os cuidados, Fernanda explica que a melhor estratégia para quem deseja economizar ainda é comprar no “contra-fluxo”. “Quando todos os outros estão sem dinheiro pelas despesas de início de ano, como janeiro e fevereiro, e as lojas estão fazendo promoções para atraí-los, é que se consegue as melhores ofertas.”

boxing_day_interna

Sobre a data

Assim como outras datas de vendas importadas – como a Black Friday e a Cyber Monday -, o Boxing Day foi inserido no calendário de compras brasileiro mais recentemente, em 2011, mas já é tradicional em países da Europa, no Canadá e na Austrália, por exemplo. Aqui, a comemoração foi iniciada pelo site Busca Descontos, com foco no e-commerce, e, em 2014, virou Boxing Week, oferecendo descontos durante uma semana. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 26 e 30 de dezembro.

Para Ricardo Bove, diretor geral do Busca Descontos, a data vem se popularizando no Brasil e aumenta o leque de opções de consumo. “A expansão do calendário de ofertas ajuda o consumidor a adquirir os produtos que deseja com condições mais favoráveis.” Ele explica que os segmentos que mais devem oferecer descontos na data são Moda e Eletrônicos.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close