O que você pretende fazer quando se aposentar?

O que você pretende fazer quando se aposentar?

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora

O sonho com uma aposentadoria perfeita sempre passa pela cabeça das pessoas. A imagem de um futuro bem cuidado fica ainda mais forte naqueles períodos em que a jornada de trabalho está excessivamente cansativa e o banco de horas não para de crescer. O que muita gente não leva em consideração é que o preparo para a aposentadoria não se limita só ao planejamento financeiro, é preciso também se preparar psicologicamente para essa mudança.

Se alguém perguntar o que você pretende fazer depois que se aposentar, você pode até ter uma resposta na ponta da língua: viajar, praticar esportes, passear, aproveitar mais tempo com a família, etc. No entanto, é necessário levar em consideração que essa é uma mudança brusca na vida – a rotina muda completamente e você precisa estar preparada para isso.

Você também pode gostar:
Descubra como se aposentar mais cedo do que o esperado
Depoimento: dá para se aposentar antes dos 60
4 vantagens que ninguém conta sobre planejar a aposentadoria

Diminuir o ritmo é importante em algum momento da vida, mas vale lembrar que vivemos em uma sociedade onde o trabalho é altamente valorizado. De certa forma, nossa profissão define parte de nossa identidade. Sendo assim, vale a pena pensar na aposentadoria como uma conquista gradativa.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Se você é uma pessoa agitada e que trabalha muito, pode estranhar os primeiros meses de rotina tranquila quando se aposentar. Para evitar esse choque, é interessante começar a desenvolver desde já atividades que te dão prazer e que, futuramente, poderão ocupar um espaço maior em seu dia a dia. O ideal é buscar esse equilíbrio desde já, ainda que você esteja longe da aposentadoria.

Então monte um plano: o que você gostaria de fazer no futuro e que pode começar desde já? Você pode incluir na sua rotina, aos poucos, atividades que te dão prazer e que vai poder aproveitar com mais calma quando se aposentar. Assim você se prepara e já começa a curtir desde agora o sonho da aposentadoria tranquila.

Um futuro bem cuidado requer atenção desde o momento presente. Procure viver o dia de hoje de forma equilibrada, para que os projetos focados no lazer e na qualidade de vida não sejam vividos somente depois da aposentadoria. E, com o cuidado de se planejar financeiramente e poupar desde cedo, você estará devidamente preparada para se aposentar com tranquilidade. Afinal, dias felizes no futuro podem ser vividos não só com o patrimônio que você juntou, mas também com as lembranças dos momentos que viveu.

foto: Istock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close