O segredo para economizar e ter uma ajuda com os impostos

O segredo para economizar e ter uma ajuda com os impostos

Se você mora no Estado de São Paulo, com certeza já ouviu a seguinte pergunta: “Você aceita a Nota Fiscal Paulista?”. Em supermercados, lojas e restaurantes, é obrigação oferecer esta opção aos consumidores. Mas você sabia que você pode ser uma grande beneficiada deste programa e conseguir, de quebra, economizar um pouco pedindo a tal da nota?

Mas o que é exatamente isso? A Nota Fiscal Paulista devolve 30% do ICMS que você paga ao comprar um produto ou serviço. Isso mesmo – se você pede a nota, você recebe 30% do valor dos impostos cobrados de volta. O governo de São Paulo decidiu implementar este programa para incentivar os consumidores a exigir um documento fiscal.

Para pedir a nota, você só precisa dar o número do seu CPF ou CNPJ (se tiver) na hora da compra. Depois, é só você escolher como quer receber o seu crédito: em uma transferência para a sua conta corrente ou poupança ou então utilizar o dinheiro para reduzir o valor do seu IPVA.

Além disso, a Secretaria da Fazenda, responsável pelo programa, faz sorteios mensais de prêmios em dinheiro para os participantes. Para você ter uma ideia, já foram sorteados mais de R$ 700 milhões.

Sentiu o drama? Você pode usar a sua Nota Fiscal Paulista para criar uma poupança de um jeito fácil e sem ter que ficar cortando gastos, por exemplo. Ou então ter um imposto a menos e esquecer do IPVA – é só não esquecer de informar a sua opção no site da Secretaria da Fazenda.

A Prefeitura de São Paulo também criou a sua – a Nota Fiscal Paulistana, que você pode pedir ao usar qualquer serviço na cidade, como estacionamentos, academias, escolas e cabelereiros (essa é para nós!). Além dos sorteios, você pode usar os seus créditos para abater do seu IPTU. Para fazer isso, é só se cadastrar no site da Prefeitura.

Você não conhecia e amou a ideia? Já usa a Nota Fiscal Paulista? Conte a sua experiência nos comentários!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close