O segredo para economizar na alimentação dos filhos

07.06.2013

-

Por Governess Consultoria Familiar

O segredo para economizar na alimentação dos filhos

Antoniele Fagundes *

Toda mãe adora ver seu filho comendo direitinho e, principalmente, fazendo refeições saudáveis. Só que nessa ansiedade para fazê-lo comer, sem querer não respeitamos o limite da saciedade dele. O primeiro passo para evitar exageros é prestar atenção nos limites estabelecidos por ele próprio. Se ele disser que não quer, respeite! Claro, isso deve ser seguido desde que ele se alimente bem. Tenha em mente que não precisa de exageros para ser saudável.

É comum ver mães de filhos pequenos (crianças menores de 6 ano) se preocupando demais com a alimentação dos pimpolhos. A preocupação é tamanha que acabam servindo refeições que deixariam um adulto satisfeito. Fique atenta às quantidades que seu filho realmente precisa e nunca sirva mais do que as porções que ele consome.

Nas refeições, eu aconselho servir um pouco menos para as crianças. Assim na hora que chegar o prato, você corre menos riscos que ela desanime só de olhar o prato cheio de arroz, feijão, legumes e carne. Ele irá adorar limpar o prato e pedir mais, concorda? Se não pedir mais, é sinal de que está satisfeito!

E se seu filho não quiser comer e pedir sobremesa?
A sobremesa não é o prato principal e deve ser oferecida após o almoço ou jantar, em pequenas porções de fruta ou gelatina, por exemplo. Em casos de insistência, seja firme e negue. É importante que explique isso para ele e combine as regras que melhor couberem a sua família!

Apesar daquela sensação de culpa, tomar esta atitude é necessário. Caso contrário, pode acontecer de você encher o prato do seu filho e, além de ele não comer e você desperdiçar aquela comida, ele acabará se alimentando de um pacote de biscoito recheado. Péssimo hábito.

Faça da refeição um momento divertido
Todos da casa precisam entender o trabalho que dá de cuidar de uma casa sozinha. Além disso, ao dividirem as tarefas terão mais momentos juntos. Seguindo esta ideia, leve seus filhos para a cozinha com você. Se precisar, coloque uma música bacana e divida as tarefas. Cada um fica responsável por uma parte! Se forem pequenos, afaste objetos cortantes e materiais perigosos.

Comecem com algumas receitas fáceis. Biscoitinhos de aveia e suco natural, ambos feito por vocês, são uma boa ideia. As crianças podem até levar como lanche da escolinha! Além de se divertirem juntos, eu garanto que você irá economizar por não comprar bolinho pronto e suco de caixinha!

Antoniele

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando familias em todas as questoes domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail antoniele@governess.com.br.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close