O twitter pode me ajudar a conseguir um emprego?

O twitter pode me ajudar a conseguir um emprego?

Até quem não dá muita importância para rede sociais já pelo menos ouviu falar no twitter. Se você não tem uma conta na plataforma, certamente já leu notícias sobre acontecimentos que ganharam larga repercussão e que começaram na rede. Exemplo disso foi a polêmica estratégia de marketing usada pelo governo federal para promover a Copa do Mundo, no início do ano. Pelo twitter, a presidente Dilma Rousseff trocou mensagens com os jogadores Neymar, Kaká e também com Ronaldo Nazário, que faz parte da organização do evento. A jogada foi feita para rebater críticas em relação à realização do mundial no país.

Levando em consideração a gigantesca quantidade de seguidores que têm cada um dos integrantes da conversa, a estratégia obviamente repercutiu largamente. Assim como a foto “selfie” coletiva com a apresentadora Ellen Degeneres e outras estrelas que participaram da cerimômia do Oscar. A foto publicada no twitter foi compartilhada mais de 3 milhões de vezes em questão de algumas horas.

Os exemplos que estamos dando envolvem nomes de autoridades e pessoas famosas, mas o que queremos ressaltar é capacidade massiva de mobilização que permite o twitter, basta saber usar a rede social com sabedoria.

O que posso encontrar no twitter?

Basicamente tudo. Muita gente tem dificuldade de romper barreiras e dar credibilidade à plataforma justamente pelo seu dinamismo. Todo mundo se reúne nessa rede, autoridades, famosos, anônimos, ongs, entidades privados, órgãos públicos, enfim, todo mundo tem espaço!

Com toda essa variedade, o conteúdo que você vai encontrar no twitter vai depender do seu perfil. Você pode configurar sua conta para seguir perfis de jornais e obter informações rápidas e concisas, perfis de entidades públicas para informações de momento sobre a sua região (informações atualizadas sobre o clima e o trânsito, por exemplo), perfis de humor, entretenimento, ou seja, aquilo que for conveniente para você.

o twitter pode me ajudar a conseguir um emprego?

E como isso me ajuda profissionalmente?

Acredite, o twitter pode ser uma grande porta para várias oportunidades. Duvida disso? A consultoria Jobvite realizou pesquisa no último ano nos Estados Unidos, a qual apontou que 94% das empresas usam ou pretendem usar redes sociais no processo de recrutamento de funcionários.

De acordo com informações do portal de conteúdo Business Insider, a pesquisa aponta que 40% das pessoas que procuram emprego e 55% dos recrutadores estão ativos no twitter.

Sendo assim, se você está em busca de uma oportunidade profissional e quer aproveitar o twitter para alavancar as suas possibilidades, vale a pena ficar de olho em algumas dicas!

Pense o conteúdo

O que você vai colocar naqueles 140 caracteres de espaço deve ser muito bem pensado estrategicamente se o seu objetivo é buscar um emprego. Compartilhe links de assuntos relevantes sobre a sua área de interesses, lembrando sempre de acrescentar hashtags que atraiam pessoas com interesses similares aos seus. Por exemplo, se você é ambientalista ou deseja trabalhar com empresas bem engajadas quanto à sustentabilidade, vale a pena usar hashtags como #sustentabilidade ou #meioambiente. Essa é uma forma de começar a criar uma rede de contatos virtuais em sintonia com os seus interesses.

Encontre pessoas interessantes para seguir

Procure pessoas que são referências para você e passe a seguí-las pelo twitter. Interaja com pessoas interessantes sobre os conteúdos que vocês estão compartilhando. É uma forma de manter-se atualizada e também de aproximar-se de pessoas que podem lhe abrir portas profissionais.

Venda seu peixe!

Use seu espaço para descrever suas habilidades e até mesmo alguns eventos importantes relacionados a sua carreira, de forma bem sucinta. Na rede social isso também é conhecido como “twesume”, em inglês seria uma abreviação para “currículo em um tweet”. Vale inclusive colocar a hashtag #twesume ao final do post. Você pode também escrever suas qualidades e depois usar hashtags como #mecontrate. Se você fizer uma busca, vai ver que muita gente usa o termo em tom de ironia, mas também existem pessoas com objetivos sérios usando a estratégia.

Bom, se você não enxergava o twitter com bons olhos, esses argumentos podem lhe fazer mudar de ideia! Abra sua conta e boa sorte com o próximo emprego!

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close