Organizada financeiramente aos 20, 30, 40 e 50 anos!

Organizada financeiramente aos 20, 30, 40 e 50 anos!

Para o seu bem estar pleno você precisa de organização. Isso não deve ser sinônimo de stress para você. O difícil é começar, porque depois que você der o primeiro passo, não vai querer parar nunca mais. Saiba como se organizar e planejar para realizar todos os seus sonhos em cada época da vida:

Aos 20
A vida está começando, porém isso não deve ser sinônimo de desapego as finanças. Justamente por você ser jovem é que você deve se preocupar com seu futuro cada vez mais. Aliás, você já se imaginou na velhice? Pense em como você quer viver e que tipo de vida quer levar. Saiba que para tudo isso é preciso de dinheiro e para ter uma conta bancária que sustente o padrão de vida que busca, precisa de organização. Assim que conseguir o seu primeiro emprego, passe a guardar cerca de 20% do que ganha. Bons investimentos nesta idade são os de longo prazo e que vão render por mais de 10 anos. Procure saber mais sobre a previdência privada e sobre a aposentadoria. Essa é a hora de planejar tudo!

Aos 30
Muitas mulheres sofrem ao chegar nesta idade, mas não deveriam. É nesta fase que conquistaram maior maturidade e sabem bem o que buscam da vida. Então, se você está se lamentando, trate de parar e faça seu dinheiro render! Normalmente mulheres com esta idade estão pensando em casamento e filhos, portanto para realizar tudo que desejam o investimento ideal são aqueles a médio prazo. Assim dá para planejar tudo e não ficar endividada. É importante que além disso, você comece a fazer a sua poupança de emergência para situações inesperadas. Para as mais conservadoras, as aplicações que é mais parecido com este estilo de vida é o CDB e Tesouro Direto.

Aos 40
Nesta época da vida, a carreira profissional está mais estável e você consegue planejar as atividades com mais firmeza. Além disso, nesta época da vida os filhos já estão mais independentes e o custo de vida fica mais barato. É a hora de pensar em você e nos seus sonhos! Realize aquilo que você deixou até então em segundo plano, como trocar de carro, fazer uma viagem mais longa. Não esqueça de permanecer com os seus investimentos. Uma boa opção para quem busca mais segurança são os títulos do governo, Bolsa de Valores e a tradicional poupança. Faça tudo de acordo com o seu perfil de investimento.

Aos 50
A melhor idade chegou e, com ela, a aposentadoria fica perto e você pode aproveitar as coisas boas da vida. Nesta fase a mulher tem que aproveitar tudo, mas também tomar mais cuidado com a saúde. Viaje, conheça lugares maravilhosos e fique perto de quem mais ama. Todo dinheiro que receber invista na sua aposentadoria e também em aplicações com baixíssimos níveis de insegurança. É a hora de estudar e ver qual combina com seu novo estilo de vida. Não esqueça de aproveitar tudo da melhor maneira possível!

Em qual fase da vida você está?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close