Organize as contas e documentos da sua casa

27.06.2014

-

Por Governess Consultoria Familiar

Organize as contas e documentos da sua casa

* Fernanda Souza

Papéis, papéis e mais papéis!! Eles brotam em nossas casas, vindos de todos os lugares, de repente sua caixa dos correios está igual a do Harry Potter?!

Sinal de que precisamos dar um jeito nisso!

O primeiro passo é ter um lugar reservado para as correspondências que acabaram de chegar.

Combine com seus familiares e com as pessoas que trabalham na sua casa de sempre colocarem as correspondências recentes em um lugar fixo, evitando que estas se espalhem pela casa e você acabe não achando aquela conta importante!

Feito isto, sempre verifique as cartas que chegaram durante o dia, descarte as propagandas e organize as contas a pagar por ordem de vencimento.

Uma forma de mantê-las organizadas e sempre à mão é ter um organizador para mesa, destes de escritório, assim, você evita guarda-las em gavetas e esquecer-se de pagá-las.

Para organizar as contas pagas e os documentos do ano vigente, há algumas opções de pastas organizadoras, vejam nas fotos abaixo:

O modelo escolhido vai depender da quantidade de correspondências e do espaço que você tem para guardá-las.

Faça separações simples, para que encontre rapidamente cada documento, evite misturar as contas parecidas, por exemplo, se você tiver assinatura com mais de uma operadora de telefonia, crie uma pasta para cada uma.

Dica: Se você costuma pagar suas contas online, lembre-se de sempre imprimir o comprovante, e anexa-lo à conta. Se preferir, salve uma cópia destes comprovantes no seu computador, só não se esqueça de realizar um backup desta pasta periodicamente!

No inicio de cada ano esvazie suas pastas com as contas do ano anterior para abrir espaço para as contas do ano que está chegando.

O tempo que a conta deve ser guardada pode variar dependendo da sua finalidade, o site do Procon disponibiliza uma lista com os tipos de contas e o tempo que elas precisam ser guardadas.

Então, antes de descartar consulte o site e as guarde junto com as contas do ano anterior até que o período sugerido se complete.

Fique atenta também aos documentos, principalmente aqueles que só usamos em ocasiões específicas, como, passaportes, título de eleitor e certidão de nascimento ou casamento.

DICA: Não perca os prazos de validade de alguns documentos, principalmente, os passaportes e vistos!! Para não se esquecer de atualiza-los, vale colocar uma etiqueta adesiva com a data de vencimento do documento e do visto na capa de cada um.

Tenha uma pasta exclusiva para os documentos pessoais de forma que cada morador tenha uma divisão. Está pasta deve ser mais resistente do que as das contas do dia-a-dia, pois, a maioria dos documentos possui um formato pequeno e pode cair das pastas abertas. Se forem muitos documentos, vale ter uma pastinha para cada morador.

 

*Fernanda Souza é consultora da Governess, empresa do grupo Babá Ideal especializada em criar soluções que facilitam o dia a dia doméstico e possibilitam a melhoria da organização e harmonia do ambiente familiar.

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close