Organize seus documentos para a declaração de imposto de renda

Organize seus documentos para a declaração de imposto de renda

Em breve começa a cansativa maratona da declaração do Imposto de Renda. Sim, isso significa que você terá que recolher toda a documentação do ano passado para prestar suas contas. Sim, sabemos que é uma tarefa bem chata, mas o quanto antes você resolver isso, menor a possibilidade de passar por um sufoco, tendo em vista que tudo que fica em cima da hora é mais difícil de resolver, não é mesmo?

Já que você vai precisar ter este trabalho, que tal montar um esquema para deixar as coisas organizadas para o próximo ano? Compre uma pasta de escritório e escolha uma gaveta segura e de fácil acesso para guardar os documentos que você precisa para fazer suas declarações de imposto de renda.

Lembre-se também de manter uma pasta em seu computador pessoal para armazenar documentos relacionados à declaração de imposto de renda (comprovante de rendimentos encaminhados por empresas, comprovantes de transações online, etc).

como declarar imposto de renda

Declaração do ano anterior

Verifique sua declaração do ano passado, assim você pode certificar-se do que precisa comprovar e o se houve alguma modificação nas exigências da receita federal de um ano para o outro. Se a última declaração foi feita por um contador ou alguém próximo a você, peça a essa pessoa para lhe encaminhar uma cópia e guarde-a na mesma pasta em que você vai armazenar seus documentos daqui em diante. Caso você precise de uma ajuda para recuperar o que já declarou, a Receita dá algumas orientações para encontrar os arquivos.

Reúna os documentos

Para comprovar sua renda você poderá solicitar documentos de diversas fontes. Os comprovantes bancários podem ser obtidos por internet banking. Se você estiver empregada em uma empresa, ela tem até o final de fevereiro para lhe encaminhar um documento com a declaração de rendimentos. Caso você tenha uma empresa, procure seu contador para obter o documento. As autônomas precisam importar as informações que constam no carnê-leão.

Fazendo a declaração

Bom, se esta é a primeira vez que você faz sua declaração de imposto de renda, o mais aconselhável é buscar ajuda! Procure saber quem já fez e pode te prestar um auxílio, se achar mais fácil, pague um contador para fazer isso por você. Faça isso o quanto antes para que você não demore a receber sua restituição!

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close