Os 5 princípios básicos da organização!

Os 5 princípios básicos da organização!

*Fernanda Souza

Muito já falamos sobre organização mas dessa vez resolvemos destacar os 5 princípios para manter um ambiente ou móvel organizado.

Sempre que precisamos realizar alguma tarefa, nos será cobrado uma certa disciplina e com a organização não será diferente.

O melhor de tudo são os benefícios que a organização traz, quem é que não gosta de estar em um ambiente organizado? Abrir um armário e ver tudo que há nele? Saber onde está cada item da sua casa?

Procurar por um item sem encontra-lo é muito mais desgastante do que organizar os seus pertences!

Então, seguindo estes princípios tudo ficará no lugar!!

1˚ Princípio: Descarte

Quase todas as vezes que vou falar de organização, coloco o descarte em primeiro lugar. O descarte se faz necessário para que a sua casa tenha um ciclo saudável. Seus objetos precisam seguir o ciclo natural da existência, rs
Sim!!! Nascer, crescer e morrer.
Desapegue de tudo aquilo que você não usa mais, que não te serve ou que esteja quebrado. Abra espaços para novas coisas em sua casa!

2˚ Princípio: Defina lugares

Criar lugares específicos para os seus pertences evita que você perca coisas que precisam estar à mão. Quem nunca perdeu a chave do carro dentro de casa?! Esqueceu-se de pagar uma conta porque ela estava misturada com outros papéis? Ou atrasou-se porque não encontrava aquela blusa especial no guarda roupa?
Poderíamos citar muitos outros imprevistos. Além de tudo a organização também é economia de tempo!

Lembre-se: Tudo aquilo que nãopertence a um lugar, ocupará o espaço de outro objeto!

dicas para uma casa organizada
3˚ Princípio: Crie um padrão

O padrão serve para que você encontre seus objetos sem maiores problemas e perceba os excessos!
Abrir um armário e encontrar todas as ferramentas, todas as fotos, todos os seus cds, todos os utensílios de cozinha, etc.
Agrupe todos os objetos de um mesmo grupo em um mesmo lugar, além de poder visualizar melhor, você terá noção de quantos itens com a mesma finalidade você possui, noção do espaço necessário para acomoda-los, etc.
No caso de uma despensa, por exemplo, você pode agrupar todos os vidros, todos os enlatados, todos os grãos e todas as farinhas! Na hora de fazer a lista de compras será muito mais fácil perceber o que está faltando.

4˚ Princípio: Limpe periodicamente

Limpeza é sinônimo de organização!
Reserve uns minutinhos em sua rotina para limpar o interior dos armários e gavetas.
A limpeza interna pode ser feita com menos frequência, mas ela tem que existir!

5˚ Princípio: – Reorganize

É esperado que as coisas não se mantenham organizadas para sempre! Sua casa está em um movimento contínuo, as coisas precisam ser usadas, seu closet não é uma loja ou vitrine, sua sala e cozinha não fazem parte de uma casa em exposição, ou seja, a organização fará parte da sua vida.
O processo de reorganizar estará sempre presente no dia-a-dia, é o ócio do ofício!

Espero que seguindo esses 5 princípios seja mais fácil manter a sua casa organizada!

Abraços!

 

*Fernanda Souza é consultora da Governess, empresa do grupo Babá Ideal especializada em criar soluções que facilitam o dia a dia doméstico e possibilitam a melhoria da organização e harmonia do ambiente familiar.

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close