Os primeiros passos para quem vai morar sozinha

30.05.2014

-

Por Governess Consultoria Familiar

Os primeiros passos para quem vai morar sozinha

*Antoniele Fagundes

Se você está pensando em morar sozinha pela primeira vez, se prepare! Manter uma casa custa uma considerável quantia, afinal, existe o valor da compra do imóvel ou do aluguel, o valor de IPTU e o valor de condomínio para quem optar por apartamentos ou casas em condomínios fechados. Entram também os custos com a conta de água, luz, telefone e manutenção de despensa de alimentos, limpeza e cuidados pessoais.

Contudo, tomar a decisão e ir morar sozinha é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa e as questões que estão ligadas a isso vão muito além de conseguir manter-se financeiramente. Mas claro, o fato financeiro é o que motiva a decisão. Contudo, se mesmo não conseguindo sustentar-se financeiramente por completo ou em parte e decidiu morar sozinha, não deixe de considerar que as responsabilidades de cuidar de uma casa serão suas, mesmo que receba ajuda de terceiros.

Eu sempre aconselho que cada coisa deve ser adquirida somente após a sua necessidade. Por isso não se prenda a listas gigantescas daquilo que você precisa comprar para mobiliar sua casa e seu enxoval. Vá com calma!

Que você vai precisar de uma cama, um sofá e uma mesa com cadeiras, é sabido! A televisão, máquina de lavar roupa, ferro, microondas e o fogão também são importantes.

O telefone fixo é algo que hoje em dia está perdendo o posto para os aparelhos celulares. Mesmo assim, para que sua conta de celular não se torne um problema no final do mês, antes de desconsiderar adquirir uma linha fixa, pesquise sobre os valores das ligações de um fixo e do celular.

como montar a casa nova

Segue uma lista para analise do que geralmente se precisa para sua casa!

Cozinha:

– Jogo de panelas

– Assadeira

– Pratos, xícaras e jogo para servir

– Copos e taças

– Talheres

– Toalhas de mesa e Individuais

– Utensílios: Abridor de lata e garrafas, porta guardanapos, açucareiro, ralador, peneiras, etc.

Quarto:

– Travesseiros

– Edredom ou cobertor

– Jogo de cama

Banheiro:

– Toalhas

– Tapetes para piso

– Escova, pente e secador de cabelo

– Rodinho para limpar o box

Depois de comprar ou alugar a casa e de mobília-la, chega a parte mais difícil, morar de fato sozinha! Além de cuidar da sua casa, você terá que cuidar da sua comida, da sua roupa e dos seus horários.

Portanto, se o despertador falhar, você irá perder a hora de ir para trabalho ou para a escola! Se você não comprar comida, não terá do que se alimentar quando chegar em casa! Se não limpar e organizar sua casa, ela ficará suja e desorganizada! Se a torneira quebrar, você terá que correr atrás de um técnico e começar a entender de tudo um pouco.  Palavras como o sifão da pia ou a resistência do chuveiro, começarão a fazer parte do seu vocabulário! =)

 

A experiência de morar sozinha é rica e te trará mais segurança para cuidar de você mesma e futuramente de sua família, caso assim deseje!

Boa sorte!

 

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando famílias em todas as questões domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail antoniele@governess.com.br.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close