Os problemas financeiros do casamento

Os problemas financeiros do casamento

Aquela história de “tudo que é seu, é meu” parece estar perdendo a força entre casais. Pensar em uma vida a dois completamente unida em termos financeiros é algo que não faz parte da realidade de muitos casamentos, por mais que muitas vezes não haja muita clareza para tratar sobre este tema.

Ter independência financeira é importante para ambas as partes, mas é preciso existir um acordo entre o casal para as despesas e investimentos de ambos e o dinheiro que cada um vai administrar individualmente. Sem esse diálogo, sem a transparência sobre como cada um administra os gastos individuais, as consequências podem ser irremediáveis.

Muitos casais deixam a relação deteriorar-se por completo em função de desavenças envolvendo dinheiro. E este é pior dos prejuízos. Não há conta bancária que pague o preço de perder a pessoa que você ama.

os problemas financeiros do casamento

Como os casais lidam com dinheiro

Visando justamente entender melhor a relação que os casais têm quanto ao dinheiro, uma pesquisa feita no ano passado, nos Estados Unidos, com cerca de 24 mil homens e mulheres, apontou que praticamente metade dos casados admitem manter segredos financeiros de seus cônjuges.

Cerca de 37% dos homens e 56% das mulheres entrevistados admitiram mentir para seus parceiros sobre dinheiro. Quase quatro a cada dez mulheres não contam quando compram um novo vestido ou par de sapatos. E outros 29% dos homens não são completamente honestos sobre o quanto estão gastando individualmente.

É claro que você e seu companheiro (a) podem ter seus gastos individuais, mas viver sem transparência sobre a forma como vocês estão gastando dinheiro com certeza pode interferir na harmonia do casal. A coisa fica ainda mais complicada se o dinheiro usado secretamente estiver saindo de uma conta conjunta.

Evitando transtornos

Para que as brigas sobre dinheiro não sejam a tônica da sua relação, que tal tratar desses assuntos com mais diálogo? Evitem discussões em que o discurso seja baseado em troca de acusações e tenha flexibilidade para tentar entender o que está acontecendo antes de tentar defender-se ou fazer acusações.

Se o problema estiver acontecendo a respeito do dinheiro que vocês possuem em conta conjunta, é tempo de refazer as regras quanto à retirada. Caso a polêmica seja divergência na hora de definir o que fazer com o dinheiro, se vocês dois não estiverem conseguindo resolver isso sozinhos, de repente este é o momento de procurar um especialista. A ajuda de um terapeuta de casais e um consultor financeiro podem ajudar a chegar a uma solução.

 

E você, já enfrentou crises no casamento em função de dinheiro? Compartilhe conosco a sua experiência!

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close