Os segredos para administrar bem o seu negócio

Os segredos para administrar bem o seu negócio

Abrir seu próprio negócio já foi trabalhoso. O primeiro passo foi criar coragem e escolher um segmento para trabalhar. Depois disso, teve que encontrar o melhor caminho para divulgar e alcançar os objetivos, fora todo o trabalho intenso do dia a dia. Para relaxar um pouquinho, o negócio deslanchou e está fazendo o maior sucesso. É nessa hora que pensamos que nossos problemas terminaram. Puro engano! Agora é que começa…

Você vai passar a enfrentar desafios como contratar mais funcionários, organizar a linha de produção e, por fim, controlar as finanças para sua empresa se manter estável. Não fique em pânico, para tudo tem uma saída! Para ajudar, selecionamos alguns segredinhos de finanças empresariais. Aprenda, coloque em prática e não pare de crescer:

Dinheiro no caixa da empresa não significa lucro. Lembre-se que tem que pagar tributos, taxas e investir para aumentar a produção. Para manter a organização e entender sobre dinheiro, faça um planejamento prévio. Assim você consegue acompanhar tudo o que entra e sai e consegue ter um controle da situação. Tenha metas, objetivos e saiba quais são as contas a pagar.

Para ajudar, faça uma boa e velha planilha.  Coloque todo o dinheiro que entra e sai da empresa e não esqueça de planejar as contas a pagar. Dependendo de qual for o seu empreendimento, acompanhe a sua planilha diariamente. Com tudo organizado, fica mais fácil manter os objetivos e seguir as metas.

Um bom auxílio para se organizar é criar pastas físicas e no computador, além de ter uma agenda. Para conseguir controlar tudo, faça listas diariamente e organize-se por meio da agenda. Tudo isso deve ser flexível, portanto você deve criar mecanismos se lembrar. Cada conta paga deve ir para a pasta certa, por exemplo. Assim você tem registro de tudo que pagou e sabe bem o que está por vir.

Uma empresa quebra na hora que o dinheiro acaba. É por caixa negativo que as empresas fecham, e não por conta do prejuízo. Veja o valor do seu produto calculando quanto custa a matéria-prima para a produção e some com o valor da mão de obra, custos fixos da empresa e o lucro.

Não pense que isso acabou. Quando conseguir um respiro ou mesmo um lucro, pegue uma parte e construa uma reserva. Assim como uma casa que precisa de reparos emergenciais, uma empresa pode precisar de dinheiro do dia para a noite. Tenha um valor guardados para essas situações.

Se precisar investir no negócio, pode ser uma boa procurar uma linha de empréstimos. Mas nem pense em financiamento pessoal! Para a sua empresa, você vai poder contar com um empréstimo para pessoa jurídica, que é normalmente mais barato. Mas veja bem todos os custos envolvidos e saiba quanto é o CET.

De tempos em tempos avalie seus gastos e os rendimentos. Mantenha o foco em todos os seus objetivos e lute para conquistar a sua meta. Você pode não ter um chefe cobrando resultados, mas agora você é a chefe e precisará deles. Estimule os funcionários e também a você mesma… Siga em frente e faça seu negócio prosperar.

Mantenha-se sempre reciclada e por dentro das novidades da sua indústria. É necessário para o bem-estar da sua empresa saber o que está rolando no mercado e, principalmente, o que seus concorrentes andam fazendo. Se ficarmos paradas, nossos objetivos ficam estagnados e não se concretizam. É difícil, mas não impossível!

Quais são as suas dúvidas de gestão financeira?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close