Para o que você precisa poupar

Para o que você precisa poupar

Poupar dinheiro é regra básica aqui no Finanças Femininas. Mas não é só por isso que você vai virar a maior mão de vaca da história, né? Permita-se pequenos gastos que trazem bem estar, como aquele cafezinho depois do almoço ou fazer as unhas na manicure. Se não, fica difícil pensar em disciplina para o longo prazo.

O segredo é não perder o controle e poupar dentro de suas possibilidades. O ideal é que você faça uma planilha, anote todos os seus gastos e veja no que dá para enxugar. Saiba que cerca de 20 a 30% da nossa renda é gasto com supérfluos. Economizando mais dinheiro, você pode aplicar em outros segmentos. Veja quais são:

~* Aposentadoria: Se você não pensar no seu futuro, ninguém vai pensar por você. Então poupar hoje significa bem estar amanhã. Lembre-se que ter não é a mesma coisa que poder. Isso é só status… Legal você ter uma vida de luxo, mas e aí, você consegue bancar todos os seus gastos? Fique com os pés no chão e planeje a sua velhice.

~* Profissão: Por mais que você trabalhe fora ou em casa, em ambos os casos precisa sempre reciclar os conhecimentos. Não fique satisfeita com o que sabe. Sempre dá para aprender mais e melhorar o que você faz. Pintou um curso ou uma especialização? Corra atrás! Enxugue tudo que puder para investir no seu aprimoramento profissional. Dessa forma vai fazer contatos e abrir portas.

~* Plano de previdência: Realmente, com a variedade de opções dos planos fica difícil você escolher. Mas com um pouquinho de paciência você vai encontrar o ideal para você. Procure uma seguradora, veja quais são as opções, estude e feche um plano que é a sua cara. Fique ligada nas diferenças entre PGBL e VGBL.

~* Investir: Dinheiro parado não é um bom negócio. Por mais que tenha uma quantia, você não faz ela render e, de uma forma ou de outra, acaba perdendo dinheiro e poder de compra para a inflação. Afaste de você todos os medos e mude a sua rotina. O segredo é estudar, ler e buscar ensinamento com os mais experientes. Não tenha vergonha das suas dúvidas, faça todas as perguntas que precisar para entender tudo!

~* Viva: Apenas guardar e não curtir o que o dinheiro tem a oferecer é desperdício. Caixão não tem gaveta, meninas! Tenha objetivos para conquistar com a grana guardada. Busque sempre novas oportunidades e realize tudo que almeja. Depois de tanto lutar para ter tudo organizado, chega a hora de curtir. Não perca tempo e nem chances!

E pra você, no que vale poupar?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close