Para o que você precisa poupar

Para o que você precisa poupar

Poupar dinheiro é regra básica aqui no Finanças Femininas. Mas não é só por isso que você vai virar a maior mão de vaca da história, né? Permita-se pequenos gastos que trazem bem estar, como aquele cafezinho depois do almoço ou fazer as unhas na manicure. Se não, fica difícil pensar em disciplina para o longo prazo.

O segredo é não perder o controle e poupar dentro de suas possibilidades. O ideal é que você faça uma planilha, anote todos os seus gastos e veja no que dá para enxugar. Saiba que cerca de 20 a 30% da nossa renda é gasto com supérfluos. Economizando mais dinheiro, você pode aplicar em outros segmentos. Veja quais são:

~* Aposentadoria: Se você não pensar no seu futuro, ninguém vai pensar por você. Então poupar hoje significa bem estar amanhã. Lembre-se que ter não é a mesma coisa que poder. Isso é só status… Legal você ter uma vida de luxo, mas e aí, você consegue bancar todos os seus gastos? Fique com os pés no chão e planeje a sua velhice.

~* Profissão: Por mais que você trabalhe fora ou em casa, em ambos os casos precisa sempre reciclar os conhecimentos. Não fique satisfeita com o que sabe. Sempre dá para aprender mais e melhorar o que você faz. Pintou um curso ou uma especialização? Corra atrás! Enxugue tudo que puder para investir no seu aprimoramento profissional. Dessa forma vai fazer contatos e abrir portas.

~* Plano de previdência: Realmente, com a variedade de opções dos planos fica difícil você escolher. Mas com um pouquinho de paciência você vai encontrar o ideal para você. Procure uma seguradora, veja quais são as opções, estude e feche um plano que é a sua cara. Fique ligada nas diferenças entre PGBL e VGBL.

~* Investir: Dinheiro parado não é um bom negócio. Por mais que tenha uma quantia, você não faz ela render e, de uma forma ou de outra, acaba perdendo dinheiro e poder de compra para a inflação. Afaste de você todos os medos e mude a sua rotina. O segredo é estudar, ler e buscar ensinamento com os mais experientes. Não tenha vergonha das suas dúvidas, faça todas as perguntas que precisar para entender tudo!

~* Viva: Apenas guardar e não curtir o que o dinheiro tem a oferecer é desperdício. Caixão não tem gaveta, meninas! Tenha objetivos para conquistar com a grana guardada. Busque sempre novas oportunidades e realize tudo que almeja. Depois de tanto lutar para ter tudo organizado, chega a hora de curtir. Não perca tempo e nem chances!

E pra você, no que vale poupar?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close