Passo a passo para planejar sua viagem de férias

Passo a passo para planejar sua viagem de férias

*Juliana Sitta Ue Queiroz

Quem não sonha com as próximas férias? Com os lugares especiais que gostaria de conhecer, de revisitar ou de estar com alguém especial? Viajar de férias é uma merecida recompensa pelo nosso esforço e trabalho ao longo do ano, deve ser tida como sinônimo de prazer e realização.

Mas, e se a conta não fechar? Se os gastos com a viagem lhe trouxerem preocupações como o pagamento da fatura do cartão ou de gastos extras que não estavam previstos?

O planejamento do item “férias” também deve fazer parte do planejamento financeiro pessoal. Estudar o seu orçamento, saber o quanto poderá destinar mensalmente e o tempo necessário para construir a reserva da viagem são conhecimentos que auxiliarão na escolha dos possíveis destinos. Mudanças em alguns hábitos de consumo e ajustes em outros itens no seu orçamento também podem contribuir para o seu projeto. O ideal é começar a planejar a próxima viagem logo no retorno das últimas férias.

O primeiro passo no planejamento da sua viagem é levantar os custos dos serviços que irá utilizar. Passagens aéreas e hospedagens são dois dos principais gastos, porém todos estes itens são relevantes:

  • Transportes: aéreo, ônibus, navio, trem;
  • traslados e aluguéis de carros;
  • passeios, pontos a visitar;
  • alimentação: valor médio diário;
  • hospedagem: avaliar a compra com antecedência e em reais;
  • despesas com a documentação necessária, no caso de vistos e passaportes;
  • seguro saúde e assistência de viagem;
  • compras e presentes;
  • valor destinado a imprevistos.

Programe-se!

viagem_ferias 2

Passagens aéreas compradas com antecedência reduzem muito o custo com transporte. Vários sites de viagens e perfis em redes sociais comunicam os seguidores quando há uma promoção de passagens. Cadastre-se e fique atenta!

Os programas de milhagens vinculados aos cartões de crédito são uma forma de baratear a viagem -quando os pagamentos das faturas dos cartões são convertidos em milhas para a aquisição de passagens aéreas ou diárias em hotéis. Consulte se o seu cartão possui este benefício e concentre os gastos que puder neste meio de pagamento (é interessante ter um cartão adicional para o cônjuge e centralizar os gastos em um só, pois desta forma os pontos se acumulam em um único CPF).

Outra maneira de acumular pontos em programas de fidelidade são as parcerias que as companhias aéreas possuem. Serviços e produtos que são consumidos no dia a dia, como postos de gasolinas, redes de hotéis, locadoras de veículos,  podem turbinar sua pontuação nestes programas.

Há mais vantagens na utilização dos cartões de crédito no planejamento da viagem: alguns cartões possuem o seguro viagem incluso se a passagem for adquirida com o cartão, além de seguros na locação de carros se os pagamentos forem feitos com ele.

Hotéis pagos com antecedência também costumam ter um bom desconto e vários sites oferecem cupons. Sempre compare os preços para não cair em armadilhas e faça reservas que possam ser canceladas no caso de uma eventualidade.  Aqui vale também o parcelamento: despesas com hospedagem geralmente não tem desconto se forem pagas a vista.

Se a pretensão for uma viagem internacional, parte da poupança mensal pode ser feita com a compra da moeda estrangeira, garantindo um preço médio da moeda e sem sustos que podem prejudicar o seu custo final. Além de já ter todo o recurso necessário em espécie, isto evitará o pagamento de taxas adicionais e tarifas de conversão da moeda em seu cartão de crédito.

Com a estimativa de gastos toda calculada, um orçamento claro e o roteiro definido, é hora de sonhar com a sua viagem! Além da organização financeira, é muito bacana explorar toda a sua programação e já ter aquele gostinho de viver as férias desde o seu planejamento. É um prazer a mais chegar ao destino e tudo lhe parecer familiar!

*Juliana Sitta Ue Queiroz, CFP® é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Email: juliana.sitta@lifefp.com.br

 As respostas refletem as opiniões do autor, não do Finanças Femininas ou do IBCPF. O site e o IBCPF não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

IBCPF

IBCPF

Planejamento Financeiro

close