Pensando na previdência para os seus filhos

Pensando na previdência para os seus filhos

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora

Você é capaz de traçar uma meta realista da quantidade de dinheiro que consegue juntar a longo prazo? De um modo geral, nossa capacidade de poupar dinheiro fica comprometida pelo nosso excesso de otimismo. Temos uma tendência a crer que seremos pessoas disciplinadas para poupar dinheiro no futuro. Mas, ao mesmo tempo, temos dificuldade de abrir mão de gastos supérfluos no presente.

Duvida disso? É só lembrar da forma como nos comportamos em relação à nossa alimentação e exercícios físicos. Quantas vezes você já se pegou dizendo que vai começar uma dieta, mas sempre adia o início para uma “semana que vem” que nunca chega? Da mesma forma quando coloca a meta de se matricular em uma academia, mas nunca tira o plano do papel. Pior, às vezes chega a contratar um plano, paga por ele, mas não vai à academia com a frequência que deveria.

Com o dinheiro, não costuma ser muito diferente. Prometemos a nós mesmos que vamos economizar, mas sempre adiamos o plano para o próximo mês, para a próxima virada de ano. A única forma de combater o efeito nocivo que o otimismo sobre o futuro causa em nós é agindo de forma prática.

Você pode não acreditar, mas é capaz de acumular um enorme patrimônio com um pouquinho de disciplina todo mês. Vamos tomar como exemplo uma simulação de um plano de previdência privada visando ao futuro dos filhos. Partindo de uma contribuição mensal de R$ 100 com rentabilidade de 9% ao ano, ao longo de 20 anos, o plano de previdência terá um patrimônio de R$ 64.300.

O montante pode ser usado para o custeio de um intercâmbio, compra de um carro ou entrada em um imóvel. Repare que fizemos a simulação com uma contribuição mensal modesta. Se for possível guardar um pouco mais a cada mês, a diferença a longo prazo é grande.

Se você tiver dificuldade de retirar uma quantia todo mês para seus planos de futuro, pode se programar para que o dinheiro seja transferido automaticamente todo mês, assim que seu salário entrar na conta bancária.

O planejamento de um filho é algo que traz uma felicidade imensa para o casal, mas é preciso colocar os gastos na ponta do lápis. O plano de previdência privada é o passo mais sólido para que ele tenha tranquilidade na fase adulta.

Clique aqui para conhecer os planos de previdência da Caixa Seguradora e peça uma simulação com um dos nossos especialistas via webchat.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Foto: Istock

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close