Planejamento financeiro: o segredo para um casamento feliz

Planejamento financeiro: o segredo para um casamento feliz

Leticia Camargo

Uma pesquisa de um banco internacional com mais de 15 mil clientes ao redor do mundo mostrou que aquelas pessoas que tinham feito um planejamento financeiro chegaram na aposentadoria com um patrimônio quatro vezes maior do que aquelas que não se preocuparam com isso*.

Pode fazer uma diferença e tanto no seu patrimônio entre se planejar ou não para a aposentadoria! E isso, ressalta a importância do Planejamento Financeiro para nossas vidas! Não é a toa, que a visão do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF) é: “Planejamento Financeiro transforma a vida das pessoas”.

Você também pode gostar:
O que fazer quando o orçamento do casal cai pela metade?
Um terço dos casais no Brasil não sabe quanto o parceiro ganha
Casamento: As mudanças na minha vida financeira

Eu sempre comento que, no limite, todas as pessoas deveriam fazer um planejamento financeiro. E o quanto antes, melhor!

Mas o que é Planejamento Financeiro?

De acordo com o IBCPF: “Planejamento financeiro é o processo de formulação de estratégias para auxiliar os clientes a gerenciar seus assuntos financeiros para atingir seus objetivos de vida.”

O Planejador Financeiro, neste processo, vai orientar os clientes sobre o seu fluxo de caixa, seus investimentos, imóveis, seguros, previdência privada, tributação e sucessão. Sempre buscando atender as necessidades específicas de cada um na direção de seus objetivos.

E qual seria o melhor momento para iniciar esse planejamento?

O início da vida de um casal seria um ótimo momento para iniciar todo esse processo. Pois é exatamente quando estão formando esta nova família que deveriam se preocupar com suas finanças, em como lidarão com o dinheiro deste ponto em diante e quais serão os seus sonhos, agora em conjunto.

Um casal que pretenda construir um patrimônio juntos deve investir um pouco do seu tempo para planejar os gastos e investimentos, fazer planos, verificar se as metas estão sendo cumpridas e, eventualmente, até ajustar a rota a ser seguida.

planejamento-casal

Conversar sobre finanças em casa

É importante que o casal converse sobre dinheiro, abra o jogo quando o assunto for as suas receitas e despesas, sobre quais são seus sonhos e como pretendem chegar lá.

Porém, é incrível como escuto histórias de casais que não falam sobre finanças, nunca se preocuparam com isso e nem sequer sabem quanto que seu companheiro ganha ou como gasta seu dinheiro.

Pior ainda quando estão endividados e não contam para o outro, o que só dificulta ainda mais a situação. Para não dar o braço a torcer, a pessoa continua naquele padrão de vida, ostentando para não dar bandeira da sua situação complicada, até que a situação estoura e não dá mais para manter as aparências.

Infelizmente, é assim que acontece em muitas casas. Dinheiro ainda é um tabu, isso é fato. Mas é preciso ultrapassar estas barreiras, abrir o jogo com o parceiro e começar a se planejar melhor no presente e para o futuro.

Todos em casa devem participar e em conjunto

Como conviver na mesma casa, sob o mesmo teto, se cada um tiver uma forma diferente de lidar com o dinheiro? Um quer gastar e o outro guardar para poder fazer uma viagem. Um gosta de anotar todos os gastos, é super organizado e o outro nem sabe o que fazer com o dinheiro .Algumas vezes, um tem um perfil mais conservador, enquanto o outro um perfil mais arrojado para os investimentos e uma diferença muito grande na forma de lidar com os recursos pode causar muitas desavenças em casa.

Aí temos que encontrar um denominador comum que atenda a ambos. Mas nada como um bom planejamento financeiro para ajustar todos esses pontos e delinear o melhor caminho a ser seguido.

Quando atendo um casal, sempre procuro falar com os dois juntos e também convido ambos a estar presentes nas reuniões. Juntos eles vão definir seus objetivos e suas necessidades e o caminho a ser traçado deve estar confortável para os dois.

Para que um Planejamento Financeiro seja eficiente, todos em casa devem participar do processo, estando imbuídos da vontade de mudar seus hábitos e agir para alcançar suas metas.

* Veja aqui a pesquisa

Leticia Camargo, CFP é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do Finanças Femininas ou do IBCPF. O site e o IBCPF não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Crédito das fotos: Shutterstock

Este conteúdo foi útil para você?

IBCPF

IBCPF

Planejamento Financeiro

close