Planeje suas férias e descanse sem preocupações

Planeje suas férias e descanse sem preocupações

O ano está próximo do fim e com certeza seus amigos já te perguntam o que pretende fazer no réveillon ou mesmo para onde vai viajar nos dias de recesso. Para quem trabalhou tanto o ano inteiro, nada mais justo do que aproveitar alguns dias de descanso. A questão é que nem sempre a grana é suficiente para ter as férias dos sonhos!

Para tentar reverter esse quadro, vamos te dar algumas dicas de como colocar as despesas com o lazer na ponta do lápis. Se não der para fazer uma bela viagem neste ano, você já aprende como se programar para fazer isso da próxima vez que tiver alguns dias livres.

Planejamento antecipado

Todo mundo sabe que em períodos de alta temporada o preço de tudo dispara em cidades turísticas, assim como as passagens aéreas e também as estadias em pousadas e hoteis. A forma mais simples de curtir suas férias gastando menos é planejando tudo com muita antecedência. Se desde já você escolhe o destino que pretende passar suas próximas férias, seja em julho do ano que vem ou mesmo ao final do ano, dá para fechar um pacote de viagem mais barato e pagando tudo parcelado.

Pense bem, nas primeiras prestações você pode até ficar um pouco incomodada por pagar por algo que ainda vai demorar a acontecer, mas quando chegar a data da sua viagem, você vai curtir o passeio com muito mais tranquilidade, sabendo que já deixou tudo pago antecipadamente. Nada mais chato do que voltar da viagem já imaginando os valores exorbitantes da fatura de cartão de crédito.

Para não desperdiçar essas férias ou recesso em frente a TV, aproveite para dar uma pesquisada em roteiros baratos, o muita viagem pode te ajudar nesta pesquisa, com dicas de lugares interessantes e hospedagens em conta.

aprenda a programar suas férias

Início das férias escolares

Se você tem filhos, é bem possível que suas crianças ou adolescentes fiquem de pernas para o ar antes do início do seu recesso! Neste período, cara amiga, a energia deles estará a mil! Os começos de férias escolares são os períodos mais gostosos da juventude. Acordar tarde, passar uma temporada sem a preocupação com provas e trabalhos de classe e reunir-se com os amigos só para diversão!

Neste momento, é bom você ficar atenta aos gastos de seus filhos, para que as férias não pesem demais no b0lso. É bem possível que eles queiram aproveitar parques, shoppings e cinemas todos os dias, então será preciso conter um pouco dessa energia. Se mesmo com o orçamento apertado você tiver planos de fazer uma viagem em família, converse com as crianças e explique que será preciso poupar um pouco para que o passeio aconteça.

Você pode também fazer uma pesquisa de preço quanto a colônias de férias, é uma forma dos seus filhos aproveitarem bem o tempo livre, gastando menos do que com passeios aleatórios. Fique atenta também à programações gratuitas.

Roteiros alternativos

Na hora de planejar sua viagem, que tal procurar saber um pouco mais sobre roteiros pouco divulgados? Destinos tradicionais, como as viagens internacionais para a Disney, Nova York e similares podem custar bem mais caro do que outros passeios, por terem uma demanda garantida. Em tempos de dólar alto, pode ser mais interessante focar o passeio aqui no Brasil ou algum outro lugar fora dos guias turísticos tradicionais.

Agora se o seu interesse for mesmo para os lugares que estão na moda, o ideal é mesmo parcelar a viagem com bastante antecedência, como já dissemos. Caso contrário, o gasto com certeza vai ser alto. Procure ficar de olho nos lugares que, por algum motivo, ficaram muito visados. O mais provável é que o preço suba acima do normal.

Neste ano, por exemplo, os pacotes de viagem para Marrocos, no mês de dezembro, estão mais inflacionados, tendo em vista o Mundial de Clubes. Em Minas Gerais, as agências de viagem chegaram a vender pacotes com preços entre R$ 6 mil e R$ 16 mil reais. O país deve receber um grande número de brasileiros, torcedores do Atlético Mineiro, e também de alemães, que torcem pelo Bayern de Munique, as duas equipes mais visadas do campeonato. Portanto, se você não for torcedora mas tiver o sonho de conhecer Marrocos, é melhor deixar para fazer isso em outra época!

E você, já sabe como vai planejar suas férias? 

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close