Meu Dinheiro

Planilha Amiga de Orçamento

24.06.2016

Planilha Amiga de Orçamento

Meu Dinheiro

24.06.2016

Planilha Amiga de Orçamento

Meu Dinheiro

Nós do Finanças Femininas sempre falamos como é importante ter um controle dos nossos gastos. É só quando sabemos exatamente quanto gastamos todo mês – e mais importante ainda, onde gastamos – é que conseguimos nos organizar para começar a poupar, investir e buscar realizar nossos sonhos.

Mas o grande problema é justamente: como fazer este controle?

Para ajudar nossas leitoras, elaboramos em parceria com a Private Pay, empresa especializada em controle financeiro, uma planilha amiga de orçamento para vocês. A ideia é muito simples. Você abre a planilha e clica no botão “Entrada”. Lá, você inclui todos os seus gastos do dia – coloca tudo mesmo, do cafezinho da tarde até a manicure. Você põe a data, o gasto, o valor e a categoria (elas já são pré-estabelecidas).

Na descrição, procure sempre ser o mais específica o possível. A academia tem um nome, por exemplo, então coloque lá e inclua na categoria saúde. Chame todos os impostos pelo nome – IPTU, IPVA, IR… Na hora de incluir o gasto do supermercado, também chame-o pelo nome. É só assim que a gente constrói intimidade financeira!

E pronto. Como assim, é só isso? Sim, só isso.

Você vai em seguida para o botão “Consulta”, onde poderá ver todos os seus gastos organizados da maneira que preferir. Consegue acompanhar todas as despesas dos últimos meses e ver como anda a distribuição dos seus gastos. Se você for mais visual, pode ir ao botão “Gráfico”, e pode ver exatamente para onde o seu dinheiro está indo e como você pode equilibrar melhor todas as suas despesas.

No botão “Categorias”, você encontra todas as categorias disponíveis e ainda pode criar mais 4 para deixar a sua planilha do seu jeito. Nós recomendamos que você crie uma categoria com o seu nome, onde você vai começar a colocar todo o dinheiro que você destina mensalmente aos seus investimentos. É assim que você vai começar a construir uma poupança realmente estruturada!

Por fim,no botão “Buscas”, você consegue procurar despesas  específicas realizadas nos últimos meses. Por exemplo, se quer encontrar quanto gastou naquela farmácia no mês passado, é só digitar ali. Você pode fazer a busca por descrição do gasto, data, valor ou categoria.

Para a planilha funcionar corretamente, a única coisa que você precisa garantir é que o idioma do seu Excel seja o português. Aqui você encontra ajuda se for precisar mudar.

Simples, não é?

Então aproveite, baixe aqui a sua planilha e comece ela agora. Se tiver alguma dúvida ou dica, conte nos comentários!

 

>> Para baixar a ferramenta: preencha o cadastro e você irá receber o link para download no seu e-mail.
Para abrir o arquivo, certifique-se que você possua um programa que leia arquivos em formato .xlsm (como o Excel, por exemplo).

close