Por que parece tão difícil começar a poupar para a aposentadoria?

Por que parece tão difícil começar a poupar para a aposentadoria?

Este é um conteúdo patrocinado pela Caixa Seguradora.

Você liga a TV em um programa sobre boa alimentação e logo fica empolgada para começar uma dieta. Pouco depois vai até a geladeira e lembra que ainda tem um pedaço enorme daquela torta deliciosa que você fez para a sobremesa no último domingo. Difícil resistir, não é mesmo? Com essa tentação bem diante dos olhos, o plano da dieta perde a importância. Você serve uma fatia da torta e promete a si mesma que vai melhorar sua alimentação a partir de segunda-feira.

O exemplo já pode ter acontecido em sua vida de diversas formas, seja com uma dieta não cumprida ou mesmo com aquela promessa sempre adiada sobre parar de fumar. Com dinheiro não é muito diferente. Sempre planejamos ter um futuro bem cuidado para bancar uma vida confortável e segura. Apesar de os planos serem bons, o dinheiro que deveria ser guardado todo mês  acaba sendo desviado em liquidações e gastos fora do orçamento.

A verdade é que temos uma visão muito otimista sobre o nosso “eu futuro” em comparação ao “eu presente”. O nosso cérebro tem o péssimo hábito de trabalhar dando mais valor à recompensa do agora do que a um prêmio que vai demorar para chegar em nossas mãos. Parece que a satisfação imediata é sempre mais gostosa, e que vai ter o momento certo de começar a juntar dinheiro… mas esse momento fica sempre para depois.

Quando pensamos no futuro, todas as decisões que pretendemos tomar são muito racionais: queremos a vida saudável, livre do açúcar e do cigarro. Quando chega a tentação de uma torta ou um colega que te chama para fumar, os planos racionais vão por água abaixo.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Aquele cartaz escrito em letras vermelhas e bem grandes te convidando para uma liquidação tem o mesmo efeito dos doces e da nicotina: está ali justamente para afastar sua tão sonhada aposentadoria de você. O uso do cartão de crédito para bancar essas vontades também não ameniza a situação, muito pelo contrário. No fim das contas, você engana a si mesma com este dinheiro de plástico e acaba usando a grana que deveria ser da aposentadoria para pagar a fatura cara.

Muita gente acha que o cartão de crédito é a melhor forma de realizar seus sonhos – mas não é, é só a maneira mais cara de você se endividar. Se quer um futuro bem cuidado, o jeito é começar a poupar.

Se você fecha os olhos e realmente se imagina descansando tranquilamente à beira de uma piscina quando estiver aposentada, é hora de colocar seus planos em prática. Quanto mais rápido você agir, melhor para o bolso do seu “eu futuro”. O segredo é não ceder às desculpas que existirão no caminho para fazer você adiar sua decisão em guardar dinheiro. Só existe uma hora certa de fazer boas escolhas: agora.

Não trate suas economias como aquela dieta que você não quis levar a sério. Afinal, alguns exercícios extras podem te ajudar a compensar a falta de disciplina, mas com os bolsos vazios fica difícil pensar em um futuro bem cuidado.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close