Por que tanta ansiedade com nosso dinheiro?

Por que tanta ansiedade com nosso dinheiro?

*Carolina Ruhman Sandler

Nós mulheres vivemos em um estado permanente de ansiedade com nosso dinheiro. Parece que nunca temos o suficiente. Sempre dá para ter mais, sempre bate culpa por não lidar melhor com dinheiro, por ter tantas dívidas, por gastar tanto com besteira. Sempre adiamos tomar decisões importantes sobre dinheiro, por medo de escolher a alternativa errada.

Não importa o motivo, seja não ter o suficiente, ou ter que cuidar do dinheiro que você ganhou, todas nós vivemos ansiosas quanto a este assunto. E não é à toa: falta tempo, sobram dúvidas. Não temos clareza do que fazer, mas temos um número louco de alternativas. Com tantas opções, acabamos paralisadas.

Você também pode gostar:
Você sabe organizar o seu salário?
A educação financeira para mulheres muda o mundo
5 maneiras de ganhar mais dinheiro em tempos de crise

A autora Liz Perle diz que a nossa ansiedade com relação a dinheiro é o resultado de sermos ambivalentes a respeito dele e, ao mesmo tempo, querermos evitar ao máximo possível a questão. Quero ter muito dinheiro, mas não quero ter que me preocupar com ele. Quero saber que sempre que precisar, terei dinheiro à minha disposição, mas não quero ter que aprender a cuidar dele direito.

ansiedade_dinheiro

Continue a ler a matéria na próxima página!

Diante de tudo isso, me surpreende que não sejamos ainda mais ansiosas com relação a dinheiro! John Armstrong, autor de “Como se preocupar menos com dinheiro”, pede que façamos uma distinção entre o que é uma preocupação com dinheiro e o que é um problema financeiro. Problema é não ter como pagar hoje o seu aluguel, preocupação é o medo de um dia, no futuro, você não conseguir pagar o aluguel. Um problema pede uma solução rápida, mas uma preocupação pode te deixar nervosa com o assunto durante anos.

A solução mais rápida? Parar de evitar a questão. Se dinheiro te faz perder o sono e você passa muito mais tempo se preocupando com ele do que deveria, nada melhor do que encarar a situação de frente. Comece a ler mais sobre o assunto e, ao mesmo tempo, faça uma reflexão sobre a origem dos seus medos e aflições. Com um plano em mãos, tudo fica mais simples, e os fantasmas perdem o poder. Quem ganha é você.

*Carolina Ruhman Sandler é a fundadora do site Finanças Femininas e coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva). Jornalista, tem 31 anos, é casada e mãe da Beatriz.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close