Por uma São Paulo mais barata

Por uma São Paulo mais barata

É uma delícia sair para comer fora, né? Assim nos divertimos, experimentamos algo novo e não precisamos nos preocupar como o menu, preparo e depois a limpeza de tudo que sujou. Fora que é uma delícia fazer um programa a dois ou com uma turma e se arrumar para sair!

O problema é que o custo de vida (principalmente nas metrópoles) está cada vez mais alto. São Paulo é considerada a 10ª cidade mais cara do mundo, segundo a Consultoria Mercier, então a gente sabe – e bem – como os preços só vem aumentando.

A inflação de serviços (que mede o avanço de preços de restaurantes, aluguel, entre outros) mostra isso bem: segundo o IBGE, o índice aumentou 8,37% nos últimos 12 meses. Esse resultado é bem maior do que a inflação medida pelo IPCA, de 6,59%. Para ter uma noção básica de como a inflação está aumentando em diversas cidades, acesse o site Custo de Vida e confira a relação.

E não precisa ir muito longe para comparar isso. Dependendo da região de uma cidade, o mesmo produto tem diversos preços. Exatamente por isso e pelos valores supervalorizados que paulistanos decidiram denunciar. O resultado disso são os sites Boicota SP e SP Honesta.

O Boicota SP é um site de denúncia, não de reclamação. Aqui o cliente divulga o preço exorbitante que está pagando em um produto e eles divulgam. Claro que isso gerou um rebuliço e muitos comentários na internet. Já o SP Honesta divulga lugares que cobram um preço justo. Nesse site, é divulgado o endereço, o preço do produto, foto e tem até um mapinha indicando como faz para chegar no local.

Ambos sites tem o mesmo propósito: reduzir o preço abusivo que os consumidores paulistanos pagam. E tem de tudo, desde omelete que custa R$ 36 (!) até longneck de cerveja que custa R$ 8. Isso motivou um movimento na internet de denúncia. Quem sabe dessa forma os lugares reduzem os preços e a vida fique um pouco mais light…

Já pagou um preço abusivo num produto? Conte pra gente!

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close