Pudim de tapioca é luxo e sai barato!

Pudim de tapioca é luxo e sai barato!

Olá, meninas! Hora da Comida está de volta e hoje traz uma receita super brasileira, gostosa e barata para fazer! Veja como fazer um gostoso pudim de tapioca!

Hora da Comida inicia o ano com uma receita brasileira – dessas que dá orgulho da terra da gente: pudim de tapioca. É muito fácil de fazer, mas provoca o efeito “oooohhhh” de belezura e gostosura. Se já não fosse suficiente, é uma alternativa econômica com ingredientes baratos.

A única coisa que você não pode errar é no ingrediente principal: a farinha de tapioca que aparece na primeira foto abaixo. Feita a partir da mandioca, a farinha de tapioca é granulada, muito leve e com formato irregular. Parece isopor. É vendida em supermercados, mas casas de produtos nordestinos costumam ter à venda tapiocas artesanais de melhor qualidade.

Na segunda foto, temos sagu. Originalmente, produzido da fécula de salgueiros em outros países, o sagu é feito de mandioca no Brasil. E a terceira foto mostra a goma extraída da mandioca que é vendida hidratada em supermercados e feiras. Com essa goma, faz-se a “tapioca” – uma espécie de “panqueca”, típica da região Nordeste, que virou febre no Sudeste nos últimos tempos porque não tem glúten.

A receita pede farinha de tapioca e certamente a substituição não vai dar certo. Se você usar sagu, as bolinhas não ficarão hidratadas suficientemente. E, se for a goma, será o contrário: o líquido será excessivo. Então, se for inovar, faça a sua própria receita…

ingredientes_farinha_tapioca_sagu_goma

Vários chefs badalados, como Rodrigo Oliveira (Mocotó), Carla Pernambuco (Carlota) e Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto), além da banqueteira Neka Menna Barreto, têm receitas de pudim da tapioca. Hora da Comida já testou várias e esta é um mix de algumas. Não é um doce muito doce,mas para fazer todos felizes você pode colocar um potinho com leite condensado ao lado do pudim. Assim, os formigões podem comer uma dose extra de açúcar.

E dica final: use coco fresco, não o de pacotinho. Fará toda a diferença. Em todas as feiras livres, um vendedor quebra e rala coco na hora. Luxo total!

Ingredientes

  1. 600 ml de leite
  2. 250 g de farinha de tapioca
  3. 125 ml de leite de coco
  4. 200 g de açúcar
  5. 200 g de leite condensado
  6. 200 g de coco ralado
  7. coco ralado em fatias, para decorar

Modo de preparo

  1. Esquente o leite em uma panela. Adicione a tapioca. Com o fogo baixinho, vá mexendo para a tapioca hidratar completamente. Cuidado para não empelotar.
  2. Quando a tapioca tiver absorvido quase todo o leite, desligue o fogo e acrescente açúcar, leite condensado, leite de coco e coco ralado.
  3. Misture rapidamente, pois a tapioca começa a endurecer.
  4. Forre uma forma de pudim com um plástico aderente (papel filme), despeje a massa do pudim e leve para gelar por algumas horas ou de um dia para outro.
  5. Desenforme com cuidado, regue com um pouquinho de leite condensado e polvilhe o coco ralado. Se quiser, coloque também coco em tiras.

Siga o Hora da Comida no Twitter e no Facebook.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close