Pudim de tapioca é luxo e sai barato!

Pudim de tapioca é luxo e sai barato!

Olá, meninas! Hora da Comida está de volta e hoje traz uma receita super brasileira, gostosa e barata para fazer! Veja como fazer um gostoso pudim de tapioca!

Hora da Comida inicia o ano com uma receita brasileira – dessas que dá orgulho da terra da gente: pudim de tapioca. É muito fácil de fazer, mas provoca o efeito “oooohhhh” de belezura e gostosura. Se já não fosse suficiente, é uma alternativa econômica com ingredientes baratos.

A única coisa que você não pode errar é no ingrediente principal: a farinha de tapioca que aparece na primeira foto abaixo. Feita a partir da mandioca, a farinha de tapioca é granulada, muito leve e com formato irregular. Parece isopor. É vendida em supermercados, mas casas de produtos nordestinos costumam ter à venda tapiocas artesanais de melhor qualidade.

Na segunda foto, temos sagu. Originalmente, produzido da fécula de salgueiros em outros países, o sagu é feito de mandioca no Brasil. E a terceira foto mostra a goma extraída da mandioca que é vendida hidratada em supermercados e feiras. Com essa goma, faz-se a “tapioca” – uma espécie de “panqueca”, típica da região Nordeste, que virou febre no Sudeste nos últimos tempos porque não tem glúten.

A receita pede farinha de tapioca e certamente a substituição não vai dar certo. Se você usar sagu, as bolinhas não ficarão hidratadas suficientemente. E, se for a goma, será o contrário: o líquido será excessivo. Então, se for inovar, faça a sua própria receita…

ingredientes_farinha_tapioca_sagu_goma

Vários chefs badalados, como Rodrigo Oliveira (Mocotó), Carla Pernambuco (Carlota) e Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto), além da banqueteira Neka Menna Barreto, têm receitas de pudim da tapioca. Hora da Comida já testou várias e esta é um mix de algumas. Não é um doce muito doce,mas para fazer todos felizes você pode colocar um potinho com leite condensado ao lado do pudim. Assim, os formigões podem comer uma dose extra de açúcar.

E dica final: use coco fresco, não o de pacotinho. Fará toda a diferença. Em todas as feiras livres, um vendedor quebra e rala coco na hora. Luxo total!

Ingredientes

  1. 600 ml de leite
  2. 250 g de farinha de tapioca
  3. 125 ml de leite de coco
  4. 200 g de açúcar
  5. 200 g de leite condensado
  6. 200 g de coco ralado
  7. coco ralado em fatias, para decorar

Modo de preparo

  1. Esquente o leite em uma panela. Adicione a tapioca. Com o fogo baixinho, vá mexendo para a tapioca hidratar completamente. Cuidado para não empelotar.
  2. Quando a tapioca tiver absorvido quase todo o leite, desligue o fogo e acrescente açúcar, leite condensado, leite de coco e coco ralado.
  3. Misture rapidamente, pois a tapioca começa a endurecer.
  4. Forre uma forma de pudim com um plástico aderente (papel filme), despeje a massa do pudim e leve para gelar por algumas horas ou de um dia para outro.
  5. Desenforme com cuidado, regue com um pouquinho de leite condensado e polvilhe o coco ralado. Se quiser, coloque também coco em tiras.

Siga o Hora da Comida no Twitter e no Facebook.

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close