Qual é a sua personalidade financeira?

Qual é a sua personalidade financeira?

Cada mulher lida com a vida de um jeito. Somos diferentes e é, justamente por isso, que o mundo fica mais interessante. Só que quando a gente se conhece a fundo, conseguimos prever atitudes e calcular os riscos. Por exemplo, para começar a fazer um investimento, o primeiro passo é identificar qual é o seu perfil de investidora. Para lidar melhor com o dinheiro, o ideal é conhecer a sua personalidade financeira. Sabendo seus pontos positivos e negativos, é mais fácil mudar a sua forma de agir.

Pensando em ajudar nossas queridas leitoras, traçamos alguns perfis com Angélica Rodrigues Santos, psicóloga, especialistas em finanças comportamentais e co-autora do livro “Família, Afeto e Finanças – Como levar cada vez mais dinheiro e amor ao seu lar“. Veja quais são, compare-se com as descrições e lide bem com o seu dinheiro de uma vez por todas. Confira:

Personalidade: Retentiva
Características: Com forte tendência a segurar o que tem, são as famosas ‘mão de vaca’. Mulheres (e homens) assim têm dificuldade de serem apegadas com suas emoções e bens materiais. Remoem ideias, sentimentos e situações. Seu principal medo é de entrar em privação.
Negativo: Como evitam gastar o dinheiro, podem ter dificuldade de se relacionar. Não conseguem compartilhar o que construíram. É normal ter problemas em dividir uma conta e fazer uma gentileza. Costumam ser tradicionais na forma de investir e têm medo de perder.
Positivo: São boas para gerar e juntar dinheiro.
Dica: Devem aprender a se soltar e relaxar. Assim, vão ter tranquilidade para investimentos mais arrojados e relacionamentos mais tranquilos.

Personalidade: Gastadeira
Características: São pessoas impulsivas que querem ser atendidas agora. Sua principal característica é a dificuldade de esperar e se comportam, muitas vezes, como crianças frente a um desejo ou impulso.
Negativo: Compram a prazo e pagam muitos juros. Com isso perdem dinheiro e oportunidades. No ato da compra, deixam se levar pelos sentimentos, porque a emoção fala mais alto.
Positivo: Mostram-se animadas, têm boas idéias, com muita energia e disposição. Por mais que gastem muito, quando o dinheiro acaba, elas param de gastar. Apesar de serem efusivas, conseguem estipular limites na vida.
Dica: Cuidar da ansiedade, respirando fundo ao longo do dia e praticar atividade aeróbica para aliviar o stress. “Para essas pessoas, gosto de indicar a nossa prática da regra dos três sim. Se sua resposta for sim para todas elas, pode comprar tranquila. Quando estiver fechando uma compra, pergunte para si mesma: Preciso disso? Tenho dinheiro pra pagar à vista? Tem que ser comprado hoje?”, indica Angélica. Dessa forma, a pessoa reflete e lida com seu lado impulsivo.

Personalidade: Perdulária
Características: São aquelas pessoas que não conseguem parar de gastar. Normalmente são carentes emocionalmente, porque não conseguem se nutrir por tudo que a vida oferece. Estão sempre reclamando e não têm limites para nada!
Negativo: Gastam o que podem e o que não podem. Nunca é o bastante! Estão eternamente insatisfeitas e endividadas. Mesmo se não tiver dinheiro, vão continuar gastando. São consumistas natas!
Positivo: São pessoas agradáveis socialmente, que são sempre convidadas para festas e encontros. Por gastarem a rodo, sabem o lado bom de comprar e não medem esforços para curtir a vida.
Dica: Uma forma de parar de gastar excessivamente é trabalhar as carências emocionais, como o amor, a confiança e o sentimento de aceitação – por parte dos outros e de nós mesmas. Por mais duro que seja, coloque limites na vida.

Personalidade: Desligada
Características: Esquecem de pagar as contas, por isso pagam juros altos. Na verdade, não tem a intenção, simplesmente se perdem nos prazos… São aquelas pessoas mais avoadas no dia a dia. A característica principal é não saber nunca sabe o preço de nada.
Negativo: Amargam juros desnecessário. Não prestam atenção em nada e se desligam muito. Não conseguem fazer a comparação e comprar de forma inteligente.
Positivo: Evitam conflitos e sofrimentos consigo mesmas. Por mais que estejam chateadas com o que aconteceu, logo se poupam e esquecem do ocorrido.
Dica: Respirar fundo e fazer o máximo para se conectar ao mundo, sem perder o contato com ela mesma. Ter uma agenda para se lembrar dos compromissos assumidos – pode ser no computador ou bilhetes pela casa. Criar mecanismos para se lembrar das datas e prazos.

Personalidade: Equilibrada
Características: Equilibra as trocas entre o dar e o receber. É justa e mantém suas finanças organizadas.
Negativo: Desperta a inveja as pessoas que não estão na sua sintonia. Pode exigir que as pessoas a sua volta sejam como ela.
Positivo: Uma pessoa que não dá um passo maior que a perna. Pensa nos gastos do presente e do futuro.
Dica: Acredite em si mesma e não se deixe levar pelo efeito manada – aquela sensação de que se todo mundo está fazendo, deve ser bom. “Segundo a minha experiência e conselhos dos grandes investidores, ir conforme a maré nunca é um bom negócio”, afirma a co-autora do livro “Família, Afeto e Finanças – como levar cada vez mais dinheiro e amor ao seu lar“.

Qual é o seu perfil? Conte pra gente. 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close