Qual é o melhor prazo de um investimento?

Qual é o melhor prazo de um investimento?

Para escolher o investimento certo para você, tem que perceber diversos detalhes importantíssimos. As principais coisas para ficar atenta são: encargos, taxas, prazo para deixar render e a quantia disponível para fazer a aplicação. Comece fazendo o teste para identificar o seu perfil de investimento. Se você tiver mais propensão para se arriscar ou é mais conservadora, terá que pesquisar quais são as opções nestes casos. Dependendo da sua a aplicação pode ser ideal para longo prazo ou curto prazo. Aprenda a identificar se for a:

Curto prazo (de 3 a 6 meses): As maiores ofertas serão aquelas aplicações com risco maior. É isso que você quer? Caso não seja a sua preferência escolha a tradicional poupança, Letra de Crédito Imobiliário, Tesouro Direto e ações. Lembre-se de escolher aplicações que não tenham cobrança de Imposto de Renda.

Médio prazo (de até 12 meses a 3 anos): Com este período é um pouco mais fácil encontrar aplicações com um pouco mais de segurança. Mesmo assim é bom ficar atenta para não cair numa cilada e perder seu dinheiro. As melhores opções são os títulos pós e pré fixados. Fique atenta no tempo que vai deixar o seu dinheiro rende, porque em alguns casos é melhor render por mais tempo.

Longo prazo (mais do que 3 anos): Por ter mais tempo para render, o risco costuma ser menor. Por isso, pode escolher aplicações mais arrojadas. Um exemplo é a Bolsa de Valores: investimentos em ações no curto prazo podem ser uma bomba de risco, mas se você conseguir olhar além das oscilações do dia a dia, pode encontrar grandes oportunidades. Caso sofra alguma rasteira e tenha prejuízo, ainda tem tempo para ajeitar tudo de novo.

Qual período é a sua cara?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close