Qual é o melhor prazo de um investimento?

Qual é o melhor prazo de um investimento?

Para escolher o investimento certo para você, tem que perceber diversos detalhes importantíssimos. As principais coisas para ficar atenta são: encargos, taxas, prazo para deixar render e a quantia disponível para fazer a aplicação. Comece fazendo o teste para identificar o seu perfil de investimento. Se você tiver mais propensão para se arriscar ou é mais conservadora, terá que pesquisar quais são as opções nestes casos. Dependendo da sua a aplicação pode ser ideal para longo prazo ou curto prazo. Aprenda a identificar se for a:

Curto prazo (de 3 a 6 meses): As maiores ofertas serão aquelas aplicações com risco maior. É isso que você quer? Caso não seja a sua preferência escolha a tradicional poupança, Letra de Crédito Imobiliário, Tesouro Direto e ações. Lembre-se de escolher aplicações que não tenham cobrança de Imposto de Renda.

Médio prazo (de até 12 meses a 3 anos): Com este período é um pouco mais fácil encontrar aplicações com um pouco mais de segurança. Mesmo assim é bom ficar atenta para não cair numa cilada e perder seu dinheiro. As melhores opções são os títulos pós e pré fixados. Fique atenta no tempo que vai deixar o seu dinheiro rende, porque em alguns casos é melhor render por mais tempo.

Longo prazo (mais do que 3 anos): Por ter mais tempo para render, o risco costuma ser menor. Por isso, pode escolher aplicações mais arrojadas. Um exemplo é a Bolsa de Valores: investimentos em ações no curto prazo podem ser uma bomba de risco, mas se você conseguir olhar além das oscilações do dia a dia, pode encontrar grandes oportunidades. Caso sofra alguma rasteira e tenha prejuízo, ainda tem tempo para ajeitar tudo de novo.

Qual período é a sua cara?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close