Qual é o seu Custo Efetivo Total (CET)?

Qual é o seu Custo Efetivo Total (CET)?

Você sabe o que significa CET? Não, não é a Companhia de Engenharia de Tráfego. A sigla está presente em todas as operações de crédito e significa Custo Efetivo Total. De forma rápida você entende quais são as taxas e encargos cobrados num empréstimo ou financiamento. Segundo o Banco Central, todas as empresas que oferecem crédito aos seus clientes devem informar qual é o valor do CET no ato – inclusive nas propagandas.

Desde março de 2008, todas as instituições financeiras devem deixar claro para seus clientes qual é o Custo Efetivo Total daquela operação. Obrigatoriamente, tem que detalhar quais são os juros cobrados e o que mais está embutido naquela parcela.  Não sabemos, mas todos empréstimos ou financiamentos pagamos taxas de juros, tarifas, seguros, tributos, IOF, entre outras coisas. Aprenda a trabalhar com o valor final, veja se não está pagando caro demais por um empréstimo e se dê bem.

Concorrência
Saber o Custo Efetivo Total de uma operação de crédito possibilita que diversas instituições concorram entre si pelo seu empréstimo. Por isso,  antes de fechar qualquer negócio, o ideal é procurar nos concorrentes. Analise o valor do CET de cada uma e feche o empréstimo ou financiamento com quem for mais vantajoso para você. Nem sempre a taxa de juros baixa é o que deve te atrair mais. Busque mais informações e tome a melhor decisão.

Fique de olho
Uma boa dica que os consultores financeiros dão é para pedir o Custo Efetivo Total com o preço anual e real. Fique atenta se não ofereceram a taxa nominal. Essa nada mais é do que a taxa de juros sem os acréscimos extras. Fique ligada nas letrinhas pequenas e leia o contrato atentamente. Assim evita ser passada para trás e sabe exatamente o que está sendo cobrado de você.

Mais baixo
É a lei de consumo, quanto menor for o preço, mais atraente para o consumidor. Então, quanto menor for o CET, menos você vai pagar. Ao fazer a comparação deste valor entre as concorrentes você vai tomar decisões mais racionais. Detalhar todas as taxas está entre a obrigação da loja e não do cliente. Lute por seus direitos e faça a melhor escolha. Não há problemas em comprar, desde que valha a pena para você.


Entendeu o que é CET?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close