Qual é o tamanho da sua dívida?

Qual é o tamanho da sua dívida?

Comprar, comprar e comprar. É uma delícia, não é mesmo? Mas espera aí, você já parou para ver quais foram as consequências dessas compras desenfreadas?

Por mais que seja gostoso passar o cartão de crédito e ter tudo isso, você tem que tomar cuidado com seu orçamento. Quando estamos descontroladas e descontando a nossa infelicidade em compras, é um sinal de que alguma coisa não está bem. Para começar, faça uma pequena reflexão o que está lhe afligindo. Busque as respostas e vá em frente para eliminar todas as suas dívidas!

O próximo passo é saber qual é o tamanho desta dívida. A maioria das pessoas que estão endividadas não sabem ou preferem evitar ver qual é o tamanho do rombo. Não pode! Saiba que você só vai conseguir resolver o seu problema, se souber o valor da dívida. A partir desse momento é que você vai negociar e conseguir organizar de novo. Faça as conta e descubra qual é o seu nível:

Baixo: chega até 10% da sua renda.
O que fazer? Por mais que tenha dívidas, você não está encrencada. Faça de tudo para eliminar de vez a sua dívida e ficar sem o fantasma das dívidas.

Médio: chega a mais até 20% da sua renda.
O que fazer? ligue seu sinal de alerta. Você está no limite. Não compre mais nada parcelado e bole uma estratégia para eliminar a dívida. Assim que conseguir, ao invés de fazer uma nova dívida, faça um investimento!

Alto: mais do que 30% da sua renda.
O que fazer? O negócio está preto para o seu lado. Não faça mais nenhuma dívida parcelada. Faça uma lista com todas as suas dívidas e quanto está pagando de juros. Se a situação já saiu do seu controle, busque as credoras e renegocie as dívidas. A partir daí, bole uma estratégia para pagar tudo!

Qual é o seu nível?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close