Quanto dinheiro você perde com juros de contas atrasadas?

Quanto dinheiro você perde com juros de contas atrasadas?

Existem certos tipos de gastos que nos deixam com a sensação de que estamos com o bolso furado, já percebeu? Aquele trocado que você sempre deixa fácil na bolsinha de moedas para pagar um cafezinho ao longo do dia, outros dois reais que escapam comprando umas balinhas enquanto espera o sinal de trânsito ficar verde, o bombom de sobremesa depois do almoço no self-service. É aquele dinheiro que parece evaporar de nossas mãos, não dura nada.

Nesta categoria, existe um outro tipo de gasto que é ainda pior do que o custeio dessas pequenas vontades: você já parou para refletir o quanto gasta todo ano pagando juros de contas atrasadas? A rotina já é cheia demais, não basta o horário de trabalho, o trânsito, deixar as crianças na escola na hora certa, lembrar de reuniões, visitar clientes, marcar consulta médica, é preciso ainda lembrar as diferentes datas de vencimento de todas as contas.

Cartão de crédito, água, luz, telefone, plano de saúde, financiamento do carro, mensalidade escolar dos filhos, academia, enfim, são muitas as despesas e haja memória para tudo isso! No meio dessa bagunça, se você não arranjar um método mais simples para lembrar dos compromissos financeiros, os atrasos serão inevitáveis.

Quer evitar que isso aconteça? Dois passos simples podem lhe ajudar a evitar essa despesa desnecessária com juros continue acontecendo. Antes de mais nada, verifique a melhor data para pagamento no seu caso. Algumas pessoas preferem deixar as datas mais próximas da primeira ou segunda semana do mês, depois que o salário já caiu na conta corrente. Cada contexto vai ser de uma maneira, portanto, verifique a melhor data no seu caso.

contas_atrasadas

Nos casos em que for possível, peça a alteração para o vencimento próximo a essa data mais favorável para você. Da mesma maneira, coloque em débito automático as contas que puder. É importante, no entanto, ficar sempre de olho em seu extrato para evitar cobrança em duplicidade.

No caso das contas que você não puder colocar em débito automático, programe o alarme do seu celular para lhe dar o lembrete no dia certo. Você pode criar o hábito de fazer isso todo início de mês, ou sempre que receber uma conta em casa. Programe para um horário em que você possa resolver a questão, como o intervalo de almoço. Afinal, você não quer ouvir seu celular apitando no meio de uma reunião importante, não é mesmo?

Pode parecer que não, mas a gente acaba desperdiçando muito dinheiro desnecessariamente pagando juros de contas atrasadas. Com a vida tão corrida, não custa nada adotar esses hábitos simples para evitar tais problemas. Fique atenta e pague suas contas em dia!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close