Quanto vou gastar para ter um bichinho de estimação?

Quanto vou gastar para ter um bichinho de estimação?

Passar pela porta de uma loja de animais ou visitar uma feirinha de adoção é de deixar qualquer pessoa apaixonada por animais tentada a levar um bichinho de estimação para casa. Quem tem filhos pequenos provavelmente lida com os pedidos incessantes para ter um cachorro, um gatinho, um hamster, etc.

Eles são realmente fofos e dão outra vida ao lar. Mas na hora de levar um animalzinho para casa, é preciso ter consciência de que não se trata de um bem material ou artigo de luxo. Não dá para comprar um cachorro e “enjoar” dele quando fizer xixi fora do lugar certo ou te chamar para brincar quando você estiver querendo descansar. Animais têm personalidade, precisam de cuidados e não podem ser tratados como adorno para a casa.

Você também pode gostar:
9 fatos sobre dinheiro que gostaria de saber antes de ter saído de casa
3 maneiras de cortar os gastos para morar sozinha
7 formas de ganhar dinheiro em casa

Para garantir o bem-estar dos animais, é preciso ter em mente que os gastos virão, ou seja, o correto é ter um planejamento das despesas de antemão. Se você tem intenção de comprar ou adotar um animalzinho, esta calculadora elaborada pelo economista Samy Dana pode te ajudar a estimar os gastos que virão pela frente.

pet-vet

Continue a ler a matéria na próxima página!

Cães e gatos

A aquisição do animal conta com um investimento inicial e uma média de gastos que serão feitos mensalmente. Se você optar por adotar o bichinho de estimação em vez de comprá-lo, normalmente é preciso pagar uma taxa de retirada na instituição ou loja que promove a adoção. Além disso, o bichinho precisa de itens básicos para começar a morar com você, como uma caminha, casinha e caixa de areia, no caso dos gatos. Além disso, vai precisar de vasilhames para comida e água, coleira, brinquedinhos – para não usarem os móveis e quinas da sua casa como diversão – vermífugo, vacinação e veterinário.

Mensalmente, é preciso considerar uma quantia fixa para a ração. O valor médio gasto com alimentação vai variar de acordo com a idade e o porte do animal. Além disso, tem também o valor de banho e tosa. Vale a pena reservar uma quantia extra todo mês para a compra de remédios para controle de pulgas, outros medicamentos e eventuais visitas ao veterinário. Através da calculadora mencionada acima, é possível estimar em quanto ficam os gastos mensais e o investimento inicial.

Pássaros, hamsters e peixes

O investimento inicial, neste caso, vai depender da sua disponibilidade e objetivo. No caso dos peixes, por exemplo, o tamanho do aquário e sua decoração farão toda diferença no preço final. Tendo em vista o porte dos animais, os gastos com alimentação são menores em relação a cães e gatos.

Vale destacar, no entanto, que eles dependem de manutenção e de compra de outros itens constantemente. A água do aquário precisa ser tratada e trocada frequentemente, os hamsters precisam de troca da serragem de suas gaiolas, enfim, cada animal vai demandar um tipo de manutenção para seu ambiente.

Viagens

Outro aspecto importante é a presença do animal em sua rotina. Se você tiver intenção de viajar e quiser levar o animal, é preciso avaliar os custos do translado. Se não tiver condições de levá-lo na viagem e não tiver uma pessoa de confiança para tomar conta, é preciso arcar também com a estadia em um hotelzinho.

Animais são excelentes companheiros, mas é preciso ter responsabilidade e comprometimento ao incluí-los em sua vida. Mais do que cafunés e fotos nas redes sociais, eles precisam do seu amor, carinho, tempo e planejamento financeiro.

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close