Quase metade dos brasileiros não esperam contar com INSS no futuro

Quase metade dos brasileiros não esperam contar com INSS no futuro

O período de aposentadoria – que em tese representa uma etapa de descanso e uma forma de aproveitar a vida depois de tantos anos de trabalho – pode ser um período polêmico na vida de muita gente, principalmente se única fonte de renda for a Previdência Social. A renda que o INSS garante na maioria das vezes não é suficiente para manter o padrão de vida alcançado até o momento da aposentadoria, o que implica em adequar-se a um estilo de vida mais modesto ou encontrar outras formas de rendimento.

Cientes desta realidade, uma fatia cada vez maior de brasileiros tem optado por procurar caminhos que não os façam depender da Previdência Social para a independência financeira no futuro. Prova disso é uma pesquisa inédita feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a qual mostra que 46% dos brasileiros não aposentados não esperam contar com os recursos da Previdência Social no futuro.

A realidade ainda é bem divergente da projeção para o futuro, tendo em vista que dos aposentados atualmente que foram considerados na pesquisa, somente 15% vivia de outras fontes de renda além da Previdência Social, como mostra esta reportagem da Folha.

previdencia_social_previdencia_privada

Mudanças

Transições acontecem de forma gradativa, sendo assim, nada mais natural que as pessoas se familiarizarem com novas formas de acumular patrimônio e consolidarem um futuro tranquilo. A percepção do futuro apontada pela pesquisa da CNI serve também de incentivo para quem quer aposentar com mais garantias do que é assegurado pela Previdência Social.

Ainda que você hoje tenha menos de 30 anos e não consiga nem imaginar quando irá aposentar-se, você já pode começar a planejar seu futuro desde já, no comecinho da sua carreira. O ideal é que você construa estratégias diferentes ao longo do tempo, como ensina o planejador financeiro Oswaldo Sena neste artigo. E se você ainda não está totalmente familiarizada com os planos de previdência privada, vale a pena dar uma olhada neste material.

Além disso, elaborar estratégias para manter investimentos de longo prazo também é um passo importante para consolidar seu patrimônio futuramente. Portanto, se hoje você faz as contas e não vislumbra uma renda muito animadora no futuro oriunda da Previdência Social, comece hoje mesmo a pensar em outras estratégias para consolidar seu patrimônio, para que seu futuro financeiro faça jus a tudo que você batalhará durante toda a sua carreira. Assim como fazemos com o controle de nosso orçamento e nossas dívidas, é preciso ter planejamento para viver a terceira idade com conforto!

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close