Queimou o chuveiro? Curso ensina noções de elétrica para mulheres

Queimou o chuveiro? Curso ensina noções de elétrica para mulheres

Se a ideia de trocar um chuveiro ou consertar uma tomada te dá frio da barriga, este curso é feito para fazê-la perder o medo. Idealizado por mulheres e para mulheres, o “Se Vira, Mulher” nasceu para ajudar quem deseja colocar a mão na massa e aprender a fazer pequenos reparos e instalações elétricas em casa por conta própria.

“Somos subestimadas em várias áreas e em atividades consideradas mais ‘masculinas’, ainda mais. Isso gera insegurança. Nossa ideia é superar essa barreira”, explica Thais Nobre da Silva, de 24 anos, estudante de engenharia de controle de automação no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e idealizadora do curso ao lado de Sarah Xavier Leite.

A ideia surgiu depois de as duas perceberem que muitas mulheres buscavam serviços de reparos para lidar com problemas simples, que elas mesmas conseguiriam resolver. “Foi aí que pensamos: ah, por que a gente não ensina?”, conta Thais.

Depois de lançarem a ideia em grupos nas redes sociais e receberem, em um único dia, mais de 2 mil comentários apoiando a iniciativa, as meninas se uniram a Bianca Isabela Gomes e Gabriele Belchior Fernandes, também do IFSP, para desenhar o projeto. A primeira turma foi lançada em fevereiro deste ano e, desde então, já foram 8.

Por que ainda temos pouco contato com manutenção

A organização familiar mudou – e está cada vez mais equilibrada e flexível. Apesar disso, alguns “papéis” insistem em continuar existindo. A realidade é que poucas meninas são ensinadas dentro de casa a lidar com pequenos serviços de manutenção e, como resultado, há um certo afastamento e medo de realizar essas tarefas. “Isso gera resistência, tanto das mulheres em romper essa barreira e perceber que elas podem fazer aquilo quanto dos homens, em aceitar que elas façam”, coloca Thaís.

No curso, há a oportunidade de aprender o passo a passo desses procedimentos, com tranquilidade e segurança. “O feedback tem sido muito positivo. Há meninas que já entraram em contato com a gente para tirar alguma dúvida ou contar que conseguiram fazer alguns reparos.”

se_vira_mulher_interna_ok

A sensação de ver a sua lâmpada acender é deliciosa!

 

Saiba mais sobre o Se Vira, Mulher

O curso de 4 horas é dividido em duas partes. Na primeira, são ensinados conceitos básicos de elétrica e segurança do trabalho – para que todos os procedimento sejam feitos de forma adequada. Na segunda, as participantes partem para ação, montando tomadas 110V, 220V e interruptores. Ao final, há a hora da verdade: na qual todas as instalações são testadas e lâmpadas, acesas. Além da parte elétrica, conceitos básicos de hidráulica também são trabalhados.

Há turmas uma vez por mês no Espaço D’Elas em São Paulo – que fica ao lado do metrô Butantã -, mas as aulas também são realizadas em outros espaços. Para saber mais e se inscrever, acesse a página do “Se Vira, Mulher” ou entre em contato pelo email: contato.seviramulher@gmail.com.

 

Fotos: Divulgação

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

marianaribeiro

Mariana Ribeiro

Jornalista com sotaque e alma do interior. Longe das finanças, passa o tempo atrás de música brasileira, rolês baratos e ônibus vazios. Acredita que o mundo seria outro se as pessoas tentassem se ver.
Fale comigo! :) mariana@financasfemininas.com.br

close