Quem entende mais de dinheiro: ele ou ela?

Quem entende mais de dinheiro: ele ou ela?

Quem nunca viu alguém fazer uma piadinha de que toda mulher compra mais dos que os homens? Não tem como negar, é difícil resistir de comprar roupas, sapatos e outras coisas. Mas isso não quer dizer que a gente gaste mais do que eles – nem tem nada a ver com a ideia (errada!) de que não sabemos falar de dinheiro ou organizar nossas finanças tranquilamente. Pensando nisso, a jornalista financeira Helaine Olen, autora do livro “Pound Foolish: Exposing the Dark Side of the Personal Finance Industry”, resolveu desmistificar este assunto.

Junto com outros especialistas, ela realizou um estudo e conseguiu provar que a mulher sabe sim lidar com dinheiro. Então, acredite com prazer, porque quem fala que mulher só sabe comprar e não sabe mexer com dinheiro está totalmente enganado! Foi comprovado, inclusive, que mulheres sabem lidar melhor com finanças do que homens. Uma pesquisa feita pela Gallup,  em 2011, mostrou que os homens gastam em media US$ 11 a mais por dia que as mulheres.

Helaine vai além e bate na tecla que é sentida por muitas de nós: o problema é que as mulheres ganham menos! Trabalhamos igual, somos até mais capazes que eles, mas mesmo assim ganhamos menos. Outra “dificuldade” que enfrentamos é que vivemos mais do que eles. Afinal, mulher não foge do médico, faz a prevenção e se cuida – tanto esteticamente como fisicamente. Somos ou não somos vitoriosas?

Baixa autoestima
Você pode até saber mais do que ele, mas não assume isso com a mesma tranquilidade. Você está errada! Se você sabe de finanças e gosta de economia, o que tem de mal nisso? Helaine Olen comprovou isso fazendo pesquisas para o seu livro. As mulheres têm problemas em assumir a sua capacidade e tendem a se subestimar. Já o homem acredita que sabe mais (do que realmente sabe) e tem uma auto estima elevada, por mais que não saiba tanto assim. Então, enquanto nós nos colocamos para baixo – e assumimos uma postura cautelosa -, eles inflam seus egos e acabam correndo riscos desnecessários.

Se você faz parte desta parcela de mulheres, pode ir mudando de pensamento. Se é leitora do Finanças Femininas, já sabe muito e tem interesse pelo assunto. Além disso, foi comprovado que no Brasil cada vez mais mulheres são responsáveis pelas finanças da família e organizam tudo muito bem, sim senhora e senhorita. Nós estudamos mais e somos maioria nas faculdades do Brasil. Acredite em você e na sua capacidade!

Como você lida com seu dinheiro? 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close