Quem ganha e quem perde com o dólar alto?

Quem ganha e quem perde com o dólar alto?

Basta ligar a televisão ou abrir o jornal e ver como o dólar está subindo cada vez mais. O valor estava estável até pouco tempo, mas por causa do cenário econômico do exterior, tudo virou de ponta cabeça.

A cada dia a moeda americana fica mais valorizada e o real cai de preço cada vez mais. Por mais que você não vá viajar tão cedo, você precisa entender tudo isso e como pode te afetar. Vamos entender mais sobre isso?

Por que está subindo assim?
Você já deve ter ouvido da crise financeira nos EUA de 2008. O fato abalou a economia do mundo todo na época, inclusive no Brasil. Com a recuperação dos Estados Unidos, os investidores voltaram a ter interesse em investir no país. Isso favorece tanto os investimentos no mercado financeiro quanto a importação – o que acaba levando mais dinheiro para lá.

Aqui no Brasil a situação é exatamente oposta. Os problemas na economia, a desaceleração do crescimento e a inflação estão diminuindo o interesse em fazer investimentos por aqui. Este movimento enfraquece o poder de investimento e perdemos o valor da moeda. Os investidores saem da moeda brasileira, considerada mais arriscada, e correm para a americana e as oportunidades de investimento oferecidas por lá.

Quais são os principais produtos afetados?
A alta do dólar pressiona ainda mais a nossa inflação, que já anda alta. Na realidade todos os produtos saem mais caros, porque direta ou indiretamente sentem a influência do dólar. Basicamente os principais produtos são os importados. Fique atenta nesta hora e, se necessário, mude seus hábitos. Temos que ficar de olho também com o reajuste dos preços dos combustíveis – se eles ficam mais caros em dólar e com o dólar subindo cada vez mais, uma hora o governo será forçado a reajustar os preços internos.

Quem sai perdendo e ganhando neste caso?
Os principais beneficiados nisso são profissionais que trabalham diretamente com a exportação, fabricantes brasileiros, porque seus produtos estão mais baratos em relação ao exterior. Quem sai perdendo nessa, somos nós consumidores. Do pãozinho da padaria à maquiagem importada, tudo acaba sofrendo junto. Além disso, o mercado financeiro anda difícil de investir, com a alta do dólar pesando sobre a Bolsa e outros investimentos com maior risco. Por isso, fique atenta!

Você está se sentindo afetada com o aumento do dólar?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close