Realize o sonho de comprar a casa própria

Realize o sonho de comprar a casa própria

Louca para ter a sua própria casa? Então assim que começar a organizar suas finanças, trace três sonhos para realizar ao longo da vida. O primeiro deve ser a curto, o outro a médio e o terceiro a longo prazo. Normalmente, o que a grande maioria das pessoas coloca como terceiro sonho é o de comprar a casa própria.

Nada melhor do que conseguir realizar a vontade e ter um lugar para chamar de seu lar. Porém para conquistar é preciso planejamento financeiro de uma vida inteira, com muita organização, atenção para não gastar mais do que o esperado e fechar o negócio certo.

Situação financeira
Antes de buscar um apartamento, tenha certeza da sua estabilidade financeira e de como vai poder pagar suas contas ao longo do tempo que morar no seu futuro imóvel. Pense da mesma forma se for dividir o valor total com alguém. Se você tem dúvidas se vale mais a pena comprar ou alugar, acesse o nosso simulador!

Localização do imóvel
Liste quais são seus lugares preferidos na cidade onde quer morar. Com pesquisa, saiba quanto custa em média o metro quadrado de cada um dos lugares e defina qual cabe no seu bolso. Saiba que a localização do imóvel é fator crucial para a escolha.

A casa ou apartamento devem estar localizados em um local que facilite a sua rotina. Nessa hora você vai perceber quais são os bairros que valem a pena e mais combinam com seu estilo de vida.

Pagamento das parcelas
Ter vontade para comprar um apartamento ou casa é uma coisa. Ter de fato a grana pra fechar negócio é outra história e merece muito planejamento. O ideal é que você tenha de reserva 20% do valor total do imóvel – se o preço é R$ 100 mil, você precisa ter R$ 20 mil de reserva, por exemplo.

Fique esperta com a forma de financiamento escolhido. Isso é como se fosse um casamento com a instituição. Visite diversas empresas que oferecem este serviço e escolha a que for mais segura e justa com seu orçamento. Não esqueça que todas elas só cobrem 80% do valor total do apartamento.

Negocie com o corretor
Nunca perdemos nada sendo sinceras, portanto assim que procurar um corretor de imóveis, explique qual é a sua expectativa de gasto num imóvel. Sem rodeios e vergonha, fale a quantia exata que espera gastar.

Pesquise muito bem antes de fechar o negócio, porque nem sempre o que indicam nas promoções relâmpagos ou feirão de vendas valem pelos preços anunciados. Não tenha vergonha e negocie o quanto conseguir.

Pagamento parcelado
Como o valor de um imóvel é alto, é difícil fugir do financiamento.
 Para financiar o imóvel, escolha a instituição financeira que oferece mais vantagens para o seu orçamento. Defina antes qual será o plano de pagamento das parcelas. Fique atenta aos juros, porque eles podem duplicar o valor da dívida. Faça os cálculos e se planeje para pagar tudo sem susto.

Lembre-se que está se endividando, mas é por uma boa causa, certo? A partir de agora precisa ser mais regrada. Nunca comprometa a sua renda com uma dívida que ocupe mais de 30% do seu orçamento mensal.

Reforma do imóvel
Se for comprar um imóvel que já tenha sido utilizado antes, vistorie com cuidado todas as acomodações e analise a planta de sua futura casa. Não vale a pena gastar um valor exorbitante para comprar se logo em seguida vai ter que gastar uma grana preta na reforma.

Se estiver na planta e você escolher a entrega no apartamento sem revestimento, faça uma poupança para gastos na reforma e na decoração da sua casa. Contrate pedreiros de sua confiança e trace tempos máximos para o término dos cômodos.

Boa dica!
A escritura costuma ter um valor alto, mas o que pouca gente sabe é que pra marinheiros de primeira viagem tem desconto. Se a compra for do primeiro imóvel for pelo financiamento pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação),  é possível conseguir a escritura pela metade do preço. Isso está na lei e é pouco divulgado. Preste atenção e ainda ganhe um desconto!

Está na fase de compra do seu primeiro imóvel ou tem dúvidas no processo? Conte pra gente quais são. 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close