Registre sua marca, antes que alguém o faça!

Registre sua marca, antes que alguém o faça!

* A coluna do Emprendedorismo Rosa no Finanças Femininas deste mês é da Lênia Luz, Sócia-Fundadora e Diretora de Comunicação do Empreendedorismo Rosa. 

Você pensou em um empreendimento e logo o “batizou” com um lindo nome e muitas vezes até com uma belíssima logomarca. Tudo lindo e maravilhoso, certo? Não, errado. Pois antes de batizar o “filho” precisamos registrar seu nome. A mesma coisa acontece com a marca de nossa empresa.

Fonte da imagem: Reprodução

Hoje o #FicaDica é sobre o registro de sua marca:

– Registro de marca não é gratuito e para se alcançar a proteção legal de uma marca se faz necessário encaminhar o pedido de registro.

– Criar e promover uma marca que ainda não tem registro é um risco grande e poderá trazer sérios problemas ao titular da marca sem registro.

– Antes de registrar sua marca você deverá fazer uma “busca” que é gratuita no site do INPI. Aqui vale lembrar que o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial é uma autarquia pública federal responsável por acolher todos os pedidos de registro de marcas e patentes; ou seja: o registro de uma marca não se faz no cartório, como muitos pensam, se faz no INPI.

– Existem duas formas de se registrar uma marca. A primeira é você mesmo/a solicitar o registro de sua marca junto ao INPI. E a segunda é você contratar uma empresa ou profissional que tenha esta habilitação para dar entrada ao registro de sua marca.

Ainda não registrou a marca de sua empresa? Corre lá!

Beijo empreendedor rosa,
Lênia Luz é sócia da Aurelio Luz Franchising & Varejo, consultoria em formatação de franquias, e do Empreendedorismo Rosa, espaço de interlocução sobre o empreender feminino.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close