Registre sua marca, antes que alguém o faça!

Registre sua marca, antes que alguém o faça!

* A coluna do Emprendedorismo Rosa no Finanças Femininas deste mês é da Lênia Luz, Sócia-Fundadora e Diretora de Comunicação do Empreendedorismo Rosa. 

Você pensou em um empreendimento e logo o “batizou” com um lindo nome e muitas vezes até com uma belíssima logomarca. Tudo lindo e maravilhoso, certo? Não, errado. Pois antes de batizar o “filho” precisamos registrar seu nome. A mesma coisa acontece com a marca de nossa empresa.

Fonte da imagem: Reprodução

Hoje o #FicaDica é sobre o registro de sua marca:

– Registro de marca não é gratuito e para se alcançar a proteção legal de uma marca se faz necessário encaminhar o pedido de registro.

– Criar e promover uma marca que ainda não tem registro é um risco grande e poderá trazer sérios problemas ao titular da marca sem registro.

– Antes de registrar sua marca você deverá fazer uma “busca” que é gratuita no site do INPI. Aqui vale lembrar que o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial é uma autarquia pública federal responsável por acolher todos os pedidos de registro de marcas e patentes; ou seja: o registro de uma marca não se faz no cartório, como muitos pensam, se faz no INPI.

– Existem duas formas de se registrar uma marca. A primeira é você mesmo/a solicitar o registro de sua marca junto ao INPI. E a segunda é você contratar uma empresa ou profissional que tenha esta habilitação para dar entrada ao registro de sua marca.

Ainda não registrou a marca de sua empresa? Corre lá!

Beijo empreendedor rosa,
Lênia Luz é sócia da Aurelio Luz Franchising & Varejo, consultoria em formatação de franquias, e do Empreendedorismo Rosa, espaço de interlocução sobre o empreender feminino.

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close