Retenção de talento nas PMEs, nem tudo é dinheiro!

23.10.2015

-

Por redemulherempreendedora

Retenção de talento nas PMEs, nem tudo é dinheiro!

*Heloisa Motoki

Montar uma equipe é um dos grandes desafios das pequenas e médias empresas (PME), seja pela dificuldade da empresária em delegar as funções, definir um perfil adequado para contratação e/ou competir com grandes empresas. A verdade é que um alto turn-over (rotatividade) sai caro, para uma PME mais ainda, pois geralmente os quadros são mais enxutos e a falta de um pode afetar todo processo de entrega do produto/serviço ao cliente.

Um dos mitos é achar que a motivação é apenas financeira, ter um bom salário não é motivo para retenção (e nem pense em pagar um extra sem computar pela folha de pagamento).Um empregado só opta por outro lugar quando ele deixa de ter dois de três grandes pilares: remuneração, ambiente de trabalho e chance de crescimento.

Algumas dicas que você pode aplicar para reter talentos:

1)   Remuneração – Você pode oferecer bônus baseado no desempenho, mas cuidado: dependendo da frequência e valor haverá incidência de impostos que precisam ser previstos antes de sair pagando.

2)   Dê uma folga – Acompanhe o desempenho da equipe e veja se não é possível conceder uma tarde livre, um dia de folga, essa ideia funciona melhor como uma surpresa, surpreender o empregado desta forma melhora o ambiente de trabalho e não precisa mexer no bolso.

3)   Comemore – O que sua empresa faz em dias de aniversário de nascimento ou de aniversário de empresa? Eu costumo presentear pelos dois (adoro presentear com pequenos mimos) e aproveito para demonstrar o quanto é importante para mim e para empresa.  Também dou pequenas lembrancinhas em dias festivos: Dias das Crianças, Natal, Retorno do ano novo, nada muito caro, mas que agrada a todos só pelo ato de lembrar e comemorar.

4)   Rodízio de atividades – Sempre que posso programo para que outras pessoas executem determinada atividade, assim os empregados têm a oportunidade de aprender outra função e você pode aproveitar para avaliar determinado trabalho (ter um outro olhar sobre a atividade pode ajudar a melhorar na execução).

reuniao-empresa

 

Continue a ler a matéria na próxima página!

5)   Cursos e treinamentos – Organize para que seus empregados participem de cursos e treinamentos, há vários disponibilizados gratuitamente tanto presencial como na internet. Mesmo que você não consiga enviar todos, nomeie um para participar e compartilhar com os demais membros da equipe.

6)   Esteja atenta – Motivar e propor propostas/políticas requer um olhar atento, observe o que mais os motiva: um novo desafio, a possibilidade de interagir com outras pessoas, novas experiências.

Enfim, essas são ideias que podem ser aplicadas e não acaba por aqui, reter talento não pode ser considerada uma tarefa simples de se aplicar, é preciso respeitar as particularidades e cultura de cada empresa.

Também não adianta apenas começar e não dar continuidade. Se você está com uma equipe improdutiva ou tem um turn-over alto, investigue a causa, não sabendo fazer sozinho procure opções no mercado que possam te auxiliar.

Lembre-se que o capital humano é melhor diferencial competitivo que sua empresa pode ter, de nada adianta ter a melhor tecnologia ou maior diversidade em produtos/serviços se não tiver quem os coloque para funcionar.

*Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, fundadora da Quali Contábil e Consultora Especial no site Fórum Contábeis.  Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 18 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo. 

Fotos: Shutterstock

Este conteúdo foi útil para você?

redemulherempreendedora

redemulherempreendedora

Ela Empreendedora

close