Saiba como o turismo colaborativo pode ajudar a economizar em uma viagem

Saiba como o turismo colaborativo pode ajudar a economizar em uma viagem

Nathalia Marques*

Viajar ainda é visto, por muitos, como algo para quem tem boas condições financeiras. No entanto, essa ideia já não faz mais tanto sentido na prática graças ao turismo colaborativo, que vem crescendo dentre os segmentos que trabalham com a ideologia de economia colaborativa.

Mas o que é economia colaborativa? É um modelo econômico que tem como base pessoas que se organizam em plataformas digitais para obter o que precisam uma das outras, e isso pode envolver ou não dinheiro. Dito isso, vamos ao que interessa. Como o turismo colaborativo pode ajudar a economizar em uma viagem? De muitas maneiras e vamos falar abaixo sobre algumas delas.

5 plataformas de turismo colaborativo para economizar em uma viagem

Quer economizar na hospedagem?

O Couchsurfing pode ser útil. O site é uma rede social que conecta viajantes com pessoas dispostas a oferecer hospedagem em suas casas e sem cobrar absolutamente nada por isso. No site, você faz um cadastro, procura pessoas oferecendo hospedagem, analisa cuidadosamente as avaliações dos outros viajantes sobre o/a anfitrião, envia uma solicitação para ele/ela com as datas que pretende se hospedar, marca tudo e cai no mundo.

Outra opção para quem quer economizar na hospedagem é o Wordpackers. A plataforma reúne 555 mil viajantes e anfitriões ao redor do mundo e proporciona que os viajantes troquem suas habilidades por hospedagens. Por exemplo, se você tem a habilidade de tirar foto pode procurar um hostel ou albergue que precisa do seu serviço e trocá-lo por hospedagem.

turismo-colaborativo

Já pensou em provar comidas típicas, nas casas de pessoas locais e pagando pouco por isso?

O Mealsharing é um site de compartilhamento de refeições. As pessoas locais oferecem refeições para os viajantes, em suas casas, por preços econômicos. No site, você faz um cadastro, procura um anfitrião que disponibiliza refeição no dia e horário que precisa, faz o pagamento, come bem e conhece pessoas locais.

Passagem de ônibus está cara? Pegue uma carona!

A Blá Blá Car é um aplicativo no qual é possível viajar de carona pagando muito menos. No aplicativo, você encontra motoristas que vão para o mesmo lugar que você. Por meio das avaliações dos outros viajantes, você pode identificar qual é a opção mais confiável e cair na estrada.

Precisa levar uma câmera para viajar, mas não tem dinheiro para comprar?

O Alooga é a plataforma onde você pode encontrar diversos itens para alugar. Há muitas coisas, como câmeras, bicicletas, roupas, mala. O lema da plataforma é: “Você encontra tudo o que quiser, apenas pelo tempo que precisa”. O bom de tudo isso é que muitos preços são bem acessíveis. Dá para economizar bastante!

*Nathalia Marques é jornalista de formação e conta passagens por diversos veículos de imprensa, mas foi como repórter de turismo que encontrou sua paixão. Ela também é feminista e em 2015 decidiu juntar jornalismo, viagem e empoderamento feminino para criar o M pelo Mundo, site de informações e dicas de viagem para mulheres.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close