Saiba como pedir um aumento de salário

Saiba como pedir um aumento de salário

O ano novo está próximo e com certeza você já deve ter pensado em alguns planos e promessas para fazer na virada. Para muita gente um desejo certeiro é o aumento do salário! Ser promovida é um baita presente, mas nem sempre o incremento no contracheque vem quando nós esperamos.

Primeiramente é preciso ter paciência. Se você tem certeza de que quer permanecer no emprego em que está hoje, é necessário que você tenha uma boa leitura do momento pelo qual a empresa passa e também conhecer o perfil dos seus superiores. Se você acha que seu trabalho pode ser mais valorizado e pretende conseguir um aumento, saiba alguns pontos a serem analisados para ter essa conversa com seu chefe.

Seu valor

Dizer que você é uma boa profissional e que merece ganhar mais não é o suficiente. Afinal de contas, todos os seus colegas de trabalho também devem pensar a mesma coisa e também se consideram merecedores de um aumento. É preciso provar o seu valor. Faça uma auto-avaliação criteriosa sobre tudo que você faz na empresa e mensure a sua produção.

O importante é que você consiga mostrar aos seus superiores como você tem contribuído para o lucro da empresa, como a sua presença é importante para que o empreendimento cresça. Tenha confiança e mostre que você não é uma pessoa facilmente substituível, por mais que haja um ditado popular que diga o contrário. Os valores de cada pessoa são muito preciosos e se você desempenha um bom trabalho, obviamente isso é uma riqueza não só para você, mas também para seu empregador.

saiba como receber um aumento

Contexto

Sobre o que falamos há pouco a respeito da leitura do momento vivido pela empresa: pense neste último ano, quantos dos seus colegas de trabalho foram demitidos? Se o número for alto, é um claro sinal de que as coisas não vão muito bem na empresa. Em muitos lugares é comum acontecer cortes grandes no fim do ano, para novas contratações no ano seguinte. Se este for o caso, espere o momento em que o ambiente estiver mais seguro para conversar sobre aumento com seu chefe.

Além disso, tenha sensibilidade para perceber qual é o momento ideal para fazer essa aproximação. Bater na porta do escritório da chefia em um dia tenso, em que negociações tiverem sido perdidas ou que ele (a) estiver claramente de mau humor, definitivamente não seria uma boa escolha.

Outro quesito que vai te ajudar a escolher o momento para conversar é a análise dos resultados da empresa. Fique de olho no desempenho que a corporação tem a cada trimestre. O ideal é conversar no período em que a empresa estiver lucrando.

Reajuste

Discurso ensaiado, momento certo avaliado e pronto: você está de frente para seu chefe e quer pedir um aumento. Mas de quanto? Você sabe qual é o percentual que necessita e imagina o quanto a empresa está disposta a ceder? Vamos optar pelo meio termo. Em linhas gerais, o ideal é que você estabeleça um ganho que pelo menos equipare-se à inflação  – atualmente em 6%.

Se sua meta é maior, faça um cálculo do quanto você precisaria aumentar no seu orçamento de imediato. Contudo, é preciso ter sempre em mente o bom senso. Não adianta pedir para triplicarem seu salário da noite para o dia. Tenha os pés no chão e tente estabelecer um percentual que seja bom para você e que não extrapole a capacidade de pagamento da empresa.

 

E você, já pediu um aumento para seu chefe? Conte para nós como foi essa experiência!

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close