Saiba o quanto você paga de impostos nos presentes de Dia das Crianças

Saiba o quanto você paga de impostos nos presentes de Dia das Crianças

O Dia das Crianças pode ser considerado o dia oficial do “Mamãe, eu quero!”. Afinal, é quando a criançada aproveita para colocar todos seus desejos para fora. No entanto, os presentes não estão nada baratos – e boa parte do problema se deve à alta carga tributária embutida nos preços. Pasme: os tributos podem ultrapassar 72% do preço dos produtos!

Anualmente, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) faz um levantamento para mapear o peso dos impostos nos presentes de Dia das Crianças. Neste ano, os campeões são videogames (72,18%), tênis importados (58,59%) e tablets importados (47,59%). Sim, os favoritos dos pequenos são justamente aqueles que têm a carga tributária mais alta. “Isso acontece graças ao chamado ‘princípio da seletividade’, que reserva tributos maiores a itens considerados supérfluos e menores a itens considerados essenciais”, explica João Eloi Olenike, presidente executivo do IBPT.

A situação piora se considerarmos que produtos importados também estão sujeitos a impostos de importação – como é o caso de videogames e jogos. Até mesmo quem optar por levar as crianças ao cinema terá que encarar um ingresso com alíquota de 30,25% (veja a tabela completa de impostos ao final da matéria).

dia-das-criancas-presentes-impostos

Escapando do prejuízo

Não há muito para onde correr, afinal, além dos impostos, a alta de preços afetou todos os setores. Por isso, a grande dica de Olenike é não ter preguiça de pesquisar. “Não é a tributação que deve definir o presente que os adultos irão comprar, visto que todos produtos têm tributação. É mais indicado procurar itens com bom custo-benefício, menor preço e maior qualidade”, indica. Outra opção é dar livros: por serem considerados itens essenciais, eles possuem carga tributária de 15,52% e, de quebra, oferecem um mundo de conhecimento e diversão aos pequenos.

O IBPT preparou uma tabela com a carga tributária dos presentes mais procurados no Dia das Crianças e nós do Finanças Femininas separamos alguns itens. Preste atenção e escolha sabiamente o que dará para a garotada.

ProdutoCarga tributária
Videogame72,18%
Tênis Importado58,59%
Patins52,78%
Aparelho MP3 ou iPod49,45%
Tablet Importado47,59%
Bola de futebol46,49%
Telefone celular42,69%
Brinquedos39,7%
Guitarra39,06%
Computador acima de R$ 3.000,0033,62%
Teatro e cinema30,25%
Livros15,52%

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close