Saiba quais os funcionários evitar em sua equipe

Saiba quais os funcionários evitar em sua equipe

O sonho de ter seu próprio empreendimento finalmente tornou-se realidade! A partir de agora, o sucesso dos seus planos não depende somente da sua capacidade de gerenciamento das atividades, mas também do comprometimento dos seus funcionários.

Muitas empresas – principalmente as de grande porte – apostam em terceirizar certos tipos de serviço, visando redução de custos. Na outra ponta, no entanto, a principal penalidade por esse tipo de decisão é a perda de qualidade no atendimento, o distanciamento cada vez maior do público-alvo e de suas necessidades.

No caso de pequenos e médios empreendedores, por outro lado, há a possibilidade de fortalecer a marca e ganhar credibilidade junto ao público por diferenciais como o atendimento de qualidade, o nível de comprometimento para o desenvolvimento dos produtos. De um modo geral, é mais fácil acompanhar de perto toda a cadeia de produção, ter um feedback mais direto do desempenho de cada um dentro de sua equipe e avaliar se o seu negócio está seguindo por um bom caminho.

Então, independente do tamanho do seu quadro de funcionários, eis algumas características que você não deveria permitir entre as pessoas que trabalham com você.

A pessoa que fofoca

Pessoas que tem mais capacidade de enxergar o erro no outro do que em si mesmas geralmente são motivo de muita dor de cabeça. Se estão sentido-se ameaçadas por alguém, logo arrumam um jeito de fazer intriga, de criar implicâncias. Nos intervalos, não raro estão reunidas com um grupinho para comentar sobre a vida alheia ou dizer como foram injustiçadas em uma determinada situação. Ainda tem isso, elas costumam acreditar que jamais cometem erros, preferem sustentar que são sempre vítimas das circunstâncias.

O pior disso tudo não é só a negatividade que essas pessoas carregam, mas como esse tipo de personalidade pode contaminar o ambiente de trabalho. O clima de intrigas pesa o local, a própria energia fica ruim. Além do que é mais grave, as fofocas podem trazer situações de injustiça e prejuízos desnecessários para todos.

funcionários que causam problemas em equipe

Quem tira proveito de tudo que pode

Começa com um pedido de folga para resolver um problema pessoal, depois para emendar um feriado porque ficou doente e precisa descansar, ao longo do tempo, algumas faltas no trabalho sequer são justificadas. Se chegou a esse ponto, é porque a situação desandou muito mais do que poderia!

É importante ser uma chefe compreensiva, mas tome cuidado com pessoas que costumam abusar dos benefícios. Fazer é concessões é importante, é uma forma de reconhecer a dedicação alheia. O problema é quando o nível de comprometimento reduz claramente e as faltas tornam-se cada vez mais constantes.

A pessoa que não segue as regras

Eles não prestam atenção em normas importantes e costumam descumpri-las com uma certa frequência, sempre contestam ordens, mesmo sem outro argumento ou solução para oferecer. Criticam tudo o tempo todo e por vezes parecem ter certas atitudes propositalmente provocativas.

Ter pessoas com personalidade marcante, que fazem questão de contribuir com a ideias e iniciativas interessantes vale ouro! Mas não confunda este tipo de qualidade com a pessoa que faz questão de sempre nadar contra a corrente. Se seu funcionário não consegue enquadrar-se de nenhuma forma na cultura da empresa, é porque está no lugar errado.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close