São muitas opções de investimento? Saiba como se encontrar

São muitas opções de investimento? Saiba como se encontrar

Depois de organizar a sua vida financeira, é imprescindível fazer um investimento. Ótimo! Essa escolha demonstra uma grande maturidade. A partir de agora sua boa vontade cresce e os sonhos passam a ser questão de honra. Com a grana na mão, procure um investimento!

Aí começa o pânico… São tantos nomes, taxas e “truques” que você desanima. Isso não pode acontecer, afinal você é uma mulher decidida a mudar de vida. Desistir de fazer um investimento por conta do excesso de opções é como desencanar de comprar algo que você esteja querendo só porque não consegue escolher. Não faça isso. Veja as nossas dicas para não se perder nessa hora.

Estude, leia e converse
Essas três ações são os segredinhos. Você não vai passar a entender sobre investimentos dormindo no ponto. Precisa ir atrás, tirar dúvidas e entender tim tim por tim tim. Tem uma amiga que é super entendida de finanças? Cole nela e tire todas as suas dúvidas! Até as perguntas que você julga mais bobinhas não devem ser descartadas.

Também nunca acredite que o que sabe sobre o mercado financeiro é suficiente. Precisa estar reciclada a aberta a aprendizagem sempre. Esse segmento está em constante mudança e variando. Você precisa ficar por dentro de tudo. Leia a parte de economia dos jornais e revistas, busque livros que podem clarear as suas ideias e converse com as pessoas sobre o assunto.

Peça ajuda para quem entende
Se mesmo assim restarem algumas dúvidas, não se acanhe. Vá atrás de ajuda! Contratar um planejador financeiro não é vergonha para ninguém. Muito pelo contrário. Esse profissional cuidará pessoalmente das suas finanças e acompanhará o rendimento de todas elas. Fora isso conseguirá fazer um balanço da maneira que está gastando e guardando seu dinheiro. Procure instituições que você confie e comece o trabalho de melhorar 100% suas finanças.

Entenda como lida com dinheiro
Cada pessoa tem a sua própria personalidade, certo? É exatamente por isso que cada uma de nós gasta, reserva e investe de uma maneira específica. Identificando de qual grupo de personalidade faz parte, constata quais são as mudanças que tem de fazer para organizar de vez sua vida financeira.

O próximo passo é saber qual é o seu perfil de investidora. Gosta mais de segurança ou topa correr alguns riscos? Depois desse Raio-X na sua personalidade, os caminhos parecem se abrir. Fica mais fácil conhecer todas as opções de investimento e saber qual é a sua cara. As chances de errar diminuem mais ainda.

Perca os medos financeiros
Depois de ter lido, pedido ajuda e feito um diagnóstico da sua personalidade, não tem mais desculpa para medo. É normal ter um friozinho na barriga – você está começando algo novo e está prestes a realizar seus sonhos. Mas nem por isso pode dar pra trás. Desmistifique o mundo de investimentos e coragem!

Pense pelo lado positivo da coisa – investir é um desafio para a sua vida inteira. Para manter o rendimento, tem que acompanhar e estudar se vai mudar de opção ou não. O ato de investir está mostrando uma realidade que até então você não conhecia. Então por que perder a chance só por sentir medo? Fique firme que tudo vai dar certo.

Fique de olho nas taxas
Os nomes são difíceis e tem sempre tantos jargões que chega até a dar um nó na cabeça. Esse é o sinal de que não está entendendo nada. Respire fundo e recomece quando estiver tranquila. Até ficar íntima dos temos vai demorar um pouquinho, mas isso é natural! Para ajuda, dê uma lida no nosso dicionário.

As coisas mais básicas que você deve saber é qual é a taxa de administração, saber qual é o rendimento médio da aplicação e o nível de liquidez. Não esqueça de antes de fechar negócio saber se a aplicação é isenta do Imposto de Renda, como planos de previdência e fundos imobiliários.

Viu só? Foi muito mais fácil do que você imaginava. Siga em frente a partir de agora.

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close