SPFW e a moda urbana acessível

SPFW e a moda urbana acessível

*Vanessa Duarte

De 31 de março a 4 de abril o São Paulo Fashion Week – SPFW, a semana de moda mais expressiva do Brasil, veio acompanhada pelo Minas Trend, Fashion Rio e outros eventos paralelos que tem recorrência semestral e apresentam as tendências das roupas, acessórios e beleza para a próxima estação. Neste caso foram apresentadas propostas do que virá para a Primavera/Verão 2014 e 2015, que chegarão às lojas por volta de setembro, mas que já começam a serem produzidas pela indústria.

Muitas pessoas acreditam que a moda apresentada no SPFW e em outros eventos deste tipo seja inacessível ou mesmo fora da realidade do país. Na verdade as marcas que se apresentam no evento, ou seja, que desfilam suas coleções,tendem a ser mais conceituais e gostam de ditar tendências ou são marcas cujo posicionamento é de exclusividade e pouca produção, diferente das lojas de magazine e fastfashion como Riachuelo, Renner, C&A, etc.

Neste caso essas marcas que desfilam suas coleções são consideradas boas nos quesitos criar tendência e fazer a sua moda. Para isso seus preços são mais elevados, devido tanto ao custo de pesquisa e desenvolvimento de produto, quanto a própria mercadoria que é feita com tecidos de alta qualidade e produção em pequena ou média escala. Já a loja de fast fashion ganha na quantidade de produção e apresenta uma moda mais urbana, ou seja, mais “usável”.

Mas é possível estar na moda usando as roupas de lojas de fast fashion?

No SPFW eu pude perceber, durante quatro dos 5 dias de evento que fui, que muitas pessoas, mesmo as fashionistas sempre usam peças de lojas cujo preço é acessível, sejam elas bolsas, acessórios e roupas para compor produções com toque fashion e super antenada nas tendências.

Nas minhas produções para o evento eu mesma usei muitas roupas e acessórios de lojas como Zara, Forever 21, Riachuelo, Renner e todos os looks, dos 4 dias, foram fotografados por blogs de moda, revistas e até portais como GNT, Terra, entre outros. O que prova que mais do que estar coberto por grifes super caras e famosas é preciso saber compor looks adequados ao seu estilo e tipo de corpo.

Finanças.Femininas.LooksVANESSADUARTE

 Meus looks do SPFW, mais detalhes e todos os créditos no meu  blog

Como já diria Christian Dior “Não é o dinheiro que faz uma pessoa ser bem vestida, é o discernimento.”. Quanto mais conhecimento se tem sobre o seu corpo, o que fica melhor para o tipo físico, o que se quer transmitir por meio da imagem, fica mais fácil identificar independentemente da marca de roupas ou acessórios o que ficará bom ou não em nós.

Algo muito comum na moda é fazer o que chamamos de hi-lo, misturar peças caras e tradicionais, com e peças baratas e que são moda no momento, o que chamamos de tendência. Claro que o conceito de hi-lo vai muito além disso, podemos até dedicar uma edição só sobre o assunto, mas o importante é perceber que a moda existe para que se possa buscar nela novos elementos para formar o que chamamos de estilo pessoal e não ao contrário.

O streetstyle, também chamado de moda de rua é o que as pessoas usam no seu dia a dia e isso reflete o estilo de cada um, a forma como cada pessoa lê a moda e adapta para si o que se encaixa na sua personalidade.

O SPFW e demais semanas de moda pelo mundo lançam tendências, ideias e apostam na suas visões do que acreditam ser interessante para a próxima estação, o que as pessoas gostam e adaptam é o que vira a moda de rua, o que usamos realmente é o que geralmente as lojas de fast fashion produzem.

Ambas são importantes, porém, somos nós que escolhemos, desfazemos e refazemos a moda, sendo de uma grife ou loja de magazine, basta apenas o discernimento assim como Dior citou.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Vanessa Duarte

Vanessa Duarte

Moda e Estilo

close