Seja empreendedora na universidade!

Seja empreendedora na universidade!

O início da faculdade é sempre marcado por muita empolgação. Pessoas novas, um ambiente totalmente diferente e aquela sensação engrandecedora de que estamos dando o primeiro passo para construir nossa carreira. Mas durante essa fase também é muito comum aparecerem os comentários desanimados dos ex-alunos a respeito do mercado, as visões também pessimistas de pessoas que trabalham no mercado podem contaminar os ideais de quem está apenas começando.

Afinal, os altos e baixos existem para qualquer tipo de profissão, o que determina o nosso sucesso são as decisões que tomamos e a maneira como reagimos aos revezes do mercado. E se você estiver começando agora e esteja desanimada com as opções que sua área de interesse lhe oferecem, que tal dar um gás investindo em uma nova perspectiva?

Deixar de apostar em uma formação na qual você acredita meramente por desacreditar no mercado é enxergar o mundo de um jeito limitado. É muito comum as pessoas idealizarem um emprego incrível em uma empresa renomada, mas o ideal é não limitar a visão de mercado a somente esta meta. Você já levou a sério a possibilidade de começar a estruturar o seu próprio empreendimento?

O frescor do conhecimento

Inicialmente você pode até achar que a ideia é muito distante, colocar empecilhos pela falta de capital para investir em um negócio próprio, mas a questão aqui é dar um passo de cada vez. A primeira vantagem de começar a pensar em um empreendimento próprio é o frescor das ideias. Este é um momento em que você está descobrindo um universo completamente novo e que as disciplinas lecionadas podem lhe abrir um leque de possibilidades muito abrangente. Seja curiosa, invista no conhecimento que está sendo passado a você.

Além disso, essa é uma oportunidade de fazer bons contatos, seja através de colegas que tenham interesses similares aos seus ou professores que se interessem pelos seus projetos e possam lhe dar um bom direcionamento sobre os primeiros passos. Este é um bom momento para pesquisar, explorar possibilidades, analisar maneiras de elaborar um empreendimento inovador. Estamos falando de preparar terreno para uma iniciativa que poderá te trazer bons resultados.

aprenda a empreender na faculdade

O aprendizado fora de sala

É fundamental que você saiba aproveitar bem as oportunidades que surgirão ao longo da faculdade. Cursos, palestras, congressos, workshops, oficinas, esforce-se para participar de tudo que puder. O seu interesse em investigar novas possibilidades podem resultar no nascimento de uma ideia incrível, que certamente evoluirá para um projeto bem estruturado.

Seja paciente para descobrir formas de explorar seu talento, certamente alguns erros e decepções surgirão no caminho, mas não faça disso um motivo para desistir. Fique sempre atenta a cursos e oportunidades de incentivo a jovens empreendedoras. Muitas iniciativas neste sentido são oferecidas por federações da indústria, grandes e empresas e até mesmo por órgãos públicos.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close