Seja uma líder de sucesso como Luiza Trajano

Seja uma líder de sucesso como Luiza Trajano

Com certeza uma das empresárias mais poderosas do momento é Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza. A história do Magazine Luiza começou em 1957, quando o casal Seu Pelegrino José Donato e Dona Luiza Trajano Donato adquiriram uma pequena loja de presentes chamada ‘A Cristaleira’. A partir dela, o casal fundou o Magazine Luiza. A atual presidente, Luiza Helena Trajano, sobrinha do casal, assumiu a liderança em 1991. E a partir daí tudo mudou… Em apenas 12 anos o crescimento foi estrondoso e não parou mais. Luiza desenvolve um trabalho tão bom que em 2011 foi eleita como uma das principais executivas brasileiras pelo jornal Valor Econômico. Confira o nosso bate papo com ela e conheça mais sobre a visão dela sobre carreira e sucesso:

Você sabia ao longo da sua carreira que seria líder de uma das maiores empresas do Brasil?
Nunca fiquei procurando ou pensando em alguma classificação. Acredito tanto nisso que passo este valor para meus funcionários. Nós do Magazine Luiza nunca trabalhamos por alguma posição de ranking ou para ser primeiro ou segundo. Acredito que as coisas vão acontecendo de forma natural, como resultado do trabalho.

Na sua opinião, quais são as principais qualidades de uma líder?
Para fazer diferença é importante ter flexibilidade, trabalhar com a intuição e saber interagir. Tudo isso não era valorizado antigamente, mas agora é estritamente necessário. Outra qualidade que percebo nos empreendedores de hoje é a de fazer acontecer, independentemente do cenário, opiniões ou estatísticas. Hoje é imprescindível ousar, fazer diferente e saber tirar o melhor das pessoas.

Quais são os maiores desafios no seu cargo?
Passo por muitos (risos)! O meu maior desafio pessoal é que o crescimento da empresa não nos faça perder a cultura, nosso DNA e nosso jeito de ser. Com o constante aumento de colaboradores, é algo que exige maior esforço e atenção.

Como gerenciar os momentos de crise?
Nunca enfrente um momento de crise que seja fora da sua capacidade. Temos que prestar atenção nos pequenos detalhes e sinais do dia a dia com equipe, clientes e tudo que envolve nosso negócio para antecipar pontos de atenção que podem terminar em crise se forem mal administrados.

Acredita que há diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho?
No ambiente de trabalho, algumas qualidades mais típicas nas mulheres podem fazer alguma diferença, sim. Mas acredito que, em qualquer lugar, é importante ter um equilíbrio entre a força feminina e masculina, com suas respectivas particularidades e respeito mútuo.

Quais são os maiores méritos de sua carreira?
Uma das principais coisas que sinto orgulho é ver como conseguimos implantar com sucesso a filosofia de valorizar as pessoas no ambiente corporativo. Antes mesmo de esse conceito virar “moda”, já o praticávamos no Magazine Luiza. Inesperadamente isso nos rendeu diversos prêmios que, particularmente, me deixam muito orgulhosa.

A senhora pretende se aposentar? Qual será o momento ideal para isto?
Não penso nisso, acho que ainda tenho muito a contribuir. Sou o tipo de pessoa que não consegue ficar parada.

Quais são as maiores lições que aprendeu?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close