Seu nome está sujo?

Seu nome está sujo?

Quem tem dívidas, sempre fica com aquele frio na barriga em ficar com o nome sujo. A gente vai passando cartão, cheque e fazendo crediário, mas acaba esquecendo de consultar se o nosso nome está bem na praça.

Ao ficar com o nome sujo você fica com algumas restrições para mexer com seu próprio dinheiro. Normalmente você fica limitada a quase tudo! Por exemplo não consegue fazer novos empréstimos, solicitar alguns serviços como o de telefonia, comprar apartamentos e etc… É uma dor de cabeça e tanto! Por isso fique com seu radar ligado para saber se está tudo bem com o seu nome.

Para prever este tipo de situação você precisa consultar sempre se o seu nome. Em alguns casos, a própria empresa manda um comunicado ao cliente, informando que o nome está indo para o SPC ou Serasa. O melhor a fazer nesta hora é ir atrás do que está acontecendo e saber qual é o tamanho da sua dívida. A partir disso, fazer de tudo para eliminar as dívidas e voltar a ter o nome limpo.

Mesmo que você nunca tenha recebido uma carta dessa, o ideal é saber se há alguma pendência em seu nome para, assim, mudar de situação. O jeito mais acertivo de fazer isso é procurar uma você deve ir até uma agência da Serasa ou do SPC e solicitar uma consulta em seu nome. Para conseguir, tem que ir pessoalmente, levar o CPF e um documento com foto.

Se tiver algum problema em ir pessoalmente, existe a possibilidade de fazer a consulta por computador. Porém, para isso você paga uma taxa, mas aceita um serviço que monitora o seu nome com relatórios, consultas e movimentações em seu nome. Pode ser interessante, mas veja se você precisa disso tudo. As vezes uma simples consulta já basta.

E aí, vai eliminar de vez todas as dívidas?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close