Seu sobrenome não é a chave para o seu sucesso

Seu sobrenome não é a chave para o seu sucesso

Você nasce em uma família de empresários. O nome da empresa de sua mãe ou seu pai é bem conhecido e, antes mesmo de saber o que pretende fazer da vida profissional, seu sobrenome tem um peso. Ainda jovem, expectativas são criadas acerca do seu futuro, antes mesmo de você optar em seguir carreira no mesmo segmento que os familiares ou preferir um caminho diferente.

Seja como for, há quem caia na cilada de acreditar que as portas abertas pelo nome impresso na certidão de nascimento sejam suficientes para garantir um futuro brilhante. Quem se acomoda nesta crença, pode levar grandes tombos na vida.

Você também pode gostar:
5 desafios de uma empresa familiar
Os sinais de que sua empresa não vai bem
Conquistando sonhos: a importância do planejamento financeiro

O cantor, compositor e produtor Austin Brown, sobrinho de Janet e Michael Jackson, falou sobre nepotismo no Levo League e apontou algumas das ciladas que podem aparecer para pessoas nesta situação. Se você tem uma família ou pelo menos fortes influências familiares que tiveram sucesso, use isso a seu favor para começar o seu caminho do zero. Confiar nas conquistas alheias pode ser o primeiro passo para o seu fracasso.

O sucesso deles não é o seu

Imagine que você seja filha de Warren Buffett e que resolva trabalhar com o mercado financeiro. Com este sobrenome, a expectativa gerada é que você tenha um desempenho mais que astronômico, afinal, não é fácil manter-se no mesmo patamar que um dos principais bilionários do mundo, com fortuna proveniente do mercado de ativos variáveis.

A situação hipotética mostra o risco de achar que um sobrenome importante é motivo para que você acomode-se, muito pelo contrário, é preciso esforçar-se para que seu sucesso surja através de seu próprio mérito. Caso contrário, você pode ficar eternamente marcada como a filha de fulana ou a sucessora de beltrano. Viver à sombra do sucesso alheio pode ser um grande incômodo.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Norteie suas decisões pelo seu próprio talento

Não faça a opção de seguir a mesma carreira do seu pai ou sua mãe porque eles construíram um nome em determinada atividade. Só faça isso se você realmente perceber que tem vocação para fazer o mesmo que eles.

Ancorar-se em um nome, porém sem ter o que precisa para dar sequência ao trabalho que foi iniciada pela família, pode ser uma enorme frustração. Austin Brown falou sobre isso ao Levo League. Segundo o cantor, sua tia Janet Jackson foi uma grande conselheira neste sentido. Ela disse a ele para seguir em frente somente se sentisse que era verdadeiro, se ele subisse no palco e sentisse que as pessoas estavam ali conectando-se com ele e mais ninguém.

Se você atinge este patamar, é porque deixou a sua marca. As pessoas já te reconhecem por quem você é, não pelo seu parentesco com A ou B.

familia-empresa (2)

O mais importante de tudo é trabalhar duro

Você deve conhecer alguma situação em que uma pessoa resolve seguir os mesmos passos que a mãe, que abriu uma clínica de odontologia. Ou que resolveu tomar frente da empresa que antes era controlada pelo pai. Se você não for realmente boa no que está se propondo a fazer, o nome e a reputação dos seus pais não serão suficientes para salvar a empresa.

O sucesso vai aparecer através da sua competência, empenho e dedicação, ou seja, a presença do sobrenome é o que menos importa.

Aproveite a sabedoria dos que vieram primeiro

Se você tem um exemplo de sucesso em família, aproveite a oportunidade para extrair o melhor disso. Observe os passos seguidos por seus pais, peça conselhos, orientações, aprenda também com os erros que eles cometeram no passado, para que você possa traçar uma trajetória diferente.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close