Sopa de maçã verde com especiarias para te aquecer neste inverno

Sopa de maçã verde com especiarias para te aquecer neste inverno

Olá, meninas! Hora da Comida traz nesta semana uma opção de sopa maravilhosa para este inverno. Além do sabor surpreendente, o prato é barato e fácil de ser feito!

Canja, caldo verde, minestrone, sopa de cebola, de mandioquinha, de feijão ou de lentilha….No inverno, elas brilham nos cardápios dos restaurantes. Mas, se você gosta de cozinhar, por que não tentar uma receita diferente neste inverno em casa? Algo que surpreenda o paladar e seja uma opção para receber os amigos. Hora da Comida tem uma sugestão perfeita: uma receita de sopa de maçã verde com especiarias.

O preparo é simples, mas você vai precisar de seis temperos. Canela em pau, cravo e pimenta vermelha em pó são triviais. Mostarda e cominho em pó podem até ser novidade para muita gente, mas são ótimas opções para se ter na cozinha. Agora, curcuma (conhecida como açafrão da terra) deve ser novidade para a maioria. O bom é que todos são fáceis de encontrar nos supermercados e não são caros.

A consistência é a de um creme de abóbora japonesa – ou seja, encorpado. A cor amarelo forte vem da curcuma que tinge tudo rapidamente (então, lave logo o liquidificador após o uso). Agora, o  sabor é surpreendentemente bom, ao aliar a acidez da maçã verde (sim, tem de ser verde) com a diversidade de sabores dos temperos. É ótima para um dia frio porque aquece o corpo! Afinal, leva gengibre, curcuma (que é usado no curry) e pimenta vermelha.

Sopa de maçã e especiarias

Ingredientes

1 colher de sopa de óleo

2 xícaras de cebola picada

3 dentes de alho grandes picados

2 colheres de sopa de gengibre fresco picado

2 colheres de chá de mostarda em pó

1 colher de chá de curcuma (açafrão da terra)

1 colher de chá de cominho em pó

1/4 colher de chá de pimenta vermelha

4 cravos

2 paus de canela

sal a gosto

5 maças verdes (Granny Smith) descascadas e picadas

4 xícaras de água

2 colheres de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de açúcar mascavo (opcional)

Cobertura:

coco ralado e tostado

amêndoas picadas e tostadas

iogurte natural

Modo de preparo:

Aqueça o óleo em uma panela grande e funda. Adicione a cebola, o alho, o gengibre e sal. Deixe dourar em fogo baixo por cerca de 5 minutos ou até que a cebola amoleça.

Adicione os temperos, com exceção da canela e do suco de limão. Mexa e deixe dourar por outros 5 minutos.

Adicione as maças, a água, a canela, o limão. Assim que começar a ferver, reduza o fogo, cubra parcialmente a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até as maças estarem macias. Desligue o fogo.

Descarte a canela e os cravos. Usando um liquidificador ou processador de alimentos, processe a sopa para obter um creme. Faça ao poucos para o creme ficar bem liso.

Devolva a sopa à panela. Se estiver muito ácido, adicione o açúcar. Ajuste o sal.

Sirva quente ou fria, de acordo com a temperatura do dia.

Adicione a cobertura nos pratos. Mas, se quiser, sirva sem a cobertura.

 

Crédito da foto: Arquivo Hora da Comida

*Rita Tavares é jornalista e trabalhou na área de economia, fez cursos de culinária e fundou o blog Hora da Comida. Rita  traz receitas, dicas de compras, e mostra que na cozinha o “menos é mais” funciona melhor que o “gourmet”. Siga o Hora da Comida no Twitter e no Facebook.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close