Sou aposentada e sustento minha família: como organizar o orçamento?

Sou aposentada e sustento minha família: como organizar o orçamento?

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora. 

Ter a responsabilidade de ser a principal fonte de renda de uma família é um desafio e tanto. Quem está nessa posição sabe que é preciso ter muita disciplina para que as contas não saiam do controle. Para quem está assumindo esse papel e quer um direcionamento para colocar todas as contas em ordem, organizamos um passo a passo para que o seu futuro e de sua família estejam sempre bem cuidados.

1) Olhe suas despesas com mais cuidado

Você não precisa anotar cada centavo que sai do bolso, mas é preciso ter um controle da sua média de gastos mensais. Só assim é possível avaliar se você está gastando mais do que deveria. Esse raio-x também permite que você mapeie aquelas despesas que podem ser cortadas ou reduzidas. Se você não tem a menor noção de como o seu dinheiro é distribuído ao longo do mês, este é o momento de começar a fazer essa organização.

2) Monte uma planilha

Não se assuste, montar uma planilha de gastos não é complicado e vai te tomar pouquíssimo tempo. Se quiser facilitar a tarefa, este modelo do Finanças Femininas pode ser útil. A planilha é fundamental para a organização de quem faz trabalho autônomo mesmo depois da aposentadoria, tendo em vista que o rendimento mensal é variável.

caixa_seguradora_previdencia

3) Distribua seu dinheiro de acordo com a regra dos 50/30/20

Essa tática é ótima para que você gaste sempre dentro de seus limites. Suas despesas fixas (aluguel, contas de casa, mensalidades, etc.) não devem ultrapassar 50% da sua renda mensal. Cerca de 30% devem se destinar ao custeio de despesas variáveis, incluindo seus gastos com lazer. Por fim, os demais 20% devem ser guardados – não é porque você está aposentada que não precisa mais se preocupar com sua reserva financeira.

4) Reveja suas despesas periodicamente

A análise dos nossos gastos são como aquelas limpas que precisamos fazer no armário de tempo em tempo. Muitas vezes ocupamos espaço em nossas gavetas com roupas que nem lembramos que temos. O mesmo vale para o seu dinheiro. Às vezes você continua pagando por serviços e mantendo assinaturas que nem utiliza tanto. Por isso mesmo é válido sempre revisitar os seus gastos e cortar aqueles que já não fazem mais tanto sentido.

Cuide bem do seu dinheiro que ele cuidará do seu futuro com carinho.

Fotos: IStock.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close