Sou noiva, e agora? Preciso de um vestido!

Sou noiva, e agora? Preciso de um vestido!

*Vanessa Duarte

No mês da noivas eu não poderia abordar outro assunto aqui na minha coluna, eles são desejados, eles são aclamados e temidos por causa do custo, estou falando deles: os vestidos de noivas.

Como se não bastassem todos os detalhes necessários para a realização de um casamento, que geralmente ficam por conta da noiva, o vestido é motivo de bastante satisfação e ao mesmo tempo anseio.

Todas as mulheres desejam estar lindas, impecáveis e com o vestido mais bonito que já usaram, afinal é o grande dia da vida de qualquer pessoa e a noiva é o centro das atenções da festa. Mas como conseguir um denominador comum entre o vestido dos sonhos e o orçamento? E qual modelo de vestido escolher?

. Cerimônia: primeiramente é necessário escolher o vestido adequado para sua cerimônia, ou seja, não adianta optar por um vestido de baile (com saia bem armada) para um casamento à tarde no campo. Se o seu casamento será durante o dia, opte por modelos mais slim, que não tenham muito volume nas saias, que sejam mais leves ao olhar, já que a luz do dia fará o papel de iluminar a produção. Agora se o seu casamento for a noite, o brilho é bem-vindo, uma saia mais armada também. Se o casamento for na praia, a descontração e conforto devem imperar nos looks, tanto dos noivos, quanto dos convidados.

. Tipo de corpo: depois da escolha do tipo de cerimônia, é necessário observar o seu tipo de corpo, para então escolher entre as opções que favorecem o seu corpo, qual deseja usar. Neste dia, usar uma modelagem que favorece o seu corpo é muito importante, ela trará conforto e vai ressaltar a beleza natural da sua silhueta, o que diminuirá a preocupação da noiva em relação a pose da foto, afinal a tendência é sair bem em todas.

Se você tem os ombros largos e busto grande evite os decotes tomara que caia, canoa, gola alta e muito fechados. Dê preferência para um ombro só, frente única ou alças levemente finas (não muito grossas e paralelas). Agora se você tem pouco busto use opte pelas opções acima, como canoa, decotes mais fechados na frente ou decotes cobertos com tule.

Para quadril largo e pernas grossas o mais adequado são saias mais retas, evasês, com pouco volume e tecido fluido, pois valorizam já o formato do corpo sem criar volume e aumentar a região. Para quadril pequeno o oposto é ideal, vestidos com saias mais armadas são ótimas opções.

Existem muitas outras características, mas isso fica para um post específico de tipo ou você pode ver mais detalhes aqui no meu site.

. Produção ou compra do vestido: após tipo e modelo do vestido escolhido, ou pelo menos uma ideia dele é preciso escolher a forma como você quer fazer o vestido.

como escolher vestido de noiva

Mandar fazer: Você pode escolher um costureiro ou estilista, que vai redesenhar a sua ideia em um croqui e incrementar os detalhes que você deseja. Essa opção costuma custar mais já que tudo é personalizado, idealizado e feito sob medida para a noiva.Uma dica é escolher estilistas que estão em ascensão e que não tenham uma marca conceituada ainda, dessa forma você terá um vestido exclusivo, mas com custo inferior de um estilista renomado.

Comprar: em cada região do país existem ruas, shopping, feiras ou lugares que vendem vestidos de noiva prontos ou com modelos pré-definidos que costumam ter um preço mais acessível em relação do vestido sob medida. Aqui em São Paulo a rua São Caetano, denominada Rua das Noivas atende tanto vestidos customizados, quanto modelos prontos.Uma dica é, se você já sabe bem o que quer para seu vestido de noiva opte por compra-lo em NY se puder, lá os preços podem chegar até U$300,00 em épocas de liquidação. Se não puder ir ou não tiver nenhum amigo que possa comprar para você, contrate o trabalho de Personal Shopper e peça o envio pelo correio. Quando o vestido chegar ao Brasil pode precisar de ajustes, mas como já escolheu uma peça que se adequa bem ao tipo físico a chance do caimento ficar ruim é bem menor.

Aluguel: alugar vestidos pode ser uma opção interessante se o orçamento estiver curto e talvez a mais barata, mas é preciso cuidado. Pesquise muito antes de fechar um contrato de locação, só finalize se encontrar um vestido bonito e com as características desejadas, pois muitas lojas deixam vestidos mal conservados e com aspecto envelhecido. Se escolher essa opção procure bem, escolha e só feche negócio com um vestido que realmente lhe agrade e tem as características que deseja. Um dica é, contrate com bastante antecedência e pechinche, essa opção permite descontos maiores, afinal é só um empréstimo. Se tiver proximidade com as madrinhas e a loja tiver esse tipo de vestido, tente leva-las para alugar os vestidos juntas, assim em quantidade maior o poder de barganha aumenta e poderão fazer um ótimo negócio.

Importante: pesquise sobre os materiais e tecidos do seu vestido, muitas vezes a troca de um determinado material que terá efeito bem similar no resultado final pode baixar bastante o custo do vestido e possibilitar a realização do vestido dos sonhos. Invista tempo pesquisando tecidos e matérias, para discutir com os profissionais, isso fará toda diferença.

Bom, tipo de cerimônia, vestido, local de compra ou aluguel definido é o momento de pensar no cabelo e maquiagem. Muitas noivas no processo de consultoria de imagem especial para o evento me perguntam como escolher esse serviço, já que hoje existem locais que oferecem o dia da noiva completo e com muitos benefícios.

Primeiramente é preciso ter profissionais de confiança, se não tiver peça indicação para amigas, parentes e conhecidas. Vá conhecer o salão, converse com os funcionários, veja o trabalho em outra noiva, enfim, não tenha receio de experenciar o serviço, afinal uma maquiagem e cabelo mal feitos podem estragar a produção inteira. Cuidado com pacotes de dia da noiva, eles são atrativos pelos serviços oferecidos, mas podem apresentar profissionais com os quais você não se identifique, se não gostar, feche o pacote somente com os serviços de spa, termine os procedimentos e vá para o hotel ou salão de confiança fazer cabelo e maquiagem. E assim como o aluguel de vestidos, fechar com as amigas e madrinhas para fazer o cabelo e maquiagem no mesmo local pode trazer bons descontos e boas risadas.

Boa sorte na jornada da busca pelo vestido ideal e lembre-se que mais do que um nome importante assinando sua peça, ou mesmo um modelo que deseja muito, mas que não caiu muito bem é você estar confortável e elegante. Na dúvida experimente coisas novas, abra o olhar para modelos que antes não chamavam a atenção e teste, você vai saber quando encontrar o seu vestido.

Ficou com alguma dúvida? Mande e-mail para vanessa@vissconsultoria.com e todas as perguntas que puderem ser respondidas, eu o farei.

Beijo grande!

 

*Vanessa Duarte é consultora de estilo e imagem, figurinista, colunista de moda do programa Tribuna Independente da Rede Vida TV  e personal stylist da VISS Consultoria de Estilo e Imagem| www.vissconsultoria.com

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Vanessa Duarte

Vanessa Duarte

Moda e Estilo

close