O segredo da lista certa de supermercado

30.11.2012

-

Por Governess Consultoria Familiar

O segredo da lista certa de supermercado

Antoniele Fagundes*

Em todas as famílias que oriento, percebo sempre uma dificuldade na hora de fazer as compras de supermercado. São produtos que estragam dentro da geladeira ou que são descartados após período de validade esgotado e outros que acabam antes da hora. A questão é que o gasto com produtos de alimentação, higiene e limpeza muitas vezes passa despercebido por se tratarem de itens indispensáveis e não supérfluos – temos a tendência de não controlá-los tanto. Mas, muitas vezes, a compra irracional e desenfreada desses ítens é a maior vilã que compromete o bom orçamento doméstico.

Os cuidados com os alimentos que colocamos dentro de nossa casa devem ser muito bem analisados. Hoje irei falar de alimentos e irei iniciar fazendo algumas perguntas: Quantas pessoas se alimentam na sua casa? Com qual frequência? Existem empregados? Do que eles se alimentam durante o periodo de trabalho? Quantas vezes na semana são servidos almoço e jantar? Parece tão óbvio, não é? Mas só com as respostas a essas perguntas que conseguiremos entender a dinâmica da nossa casa.

Para ilustrar, vamos imaginar um casal que não almoça em casa e faça só uma refeição noturna, tendo uma empregada fixa. Eles comem apenas o café da manhã e o lanche da noite em casa. A lista de compras, portanto, deve conter as proporções de quanto esse casal irá consumir em determinado período. Se estamos falando de uma semana, você pode fazer o cálculo das refeições e quantidades com esta base, facilitando assim o preenchimento da lista. Podemos imaginar que a empregada teria que cozinhar somente para ela, então uma opção de economia de tempo e dinheiro seria que ela recebesse um ticket de alimentação/refeição.

Feita a lista, você deve prestar mais atenção para os alimentos de hortifrúti, pois eles perecem muito rápido e o desejo de comer frutas e legumes para ter uma vida saudável muitas vezes nos induz na hora da compra. No entanto, essa empolgação pode se traduzir em exagero e os excessos de hortifrúti nem sempre conseguem ser utilizados e muitas vezes vão parar no lixo.

No caso das folhas, por exemplo, um casal pode preferir as pré-higienizadas, pois elas vêm variadas em um único saquinho, evitando que você compre um pé de cada tipo de folha, que certamente iria estragar na geladeira. O preço das folhas pré-higienizadas pode parecer bem mais alto, mas é preciso considerar que a variedade de folhas num mesmo saquinho evita o desperdício – e desperdício, além de sustentavelmente incorreto, é prejuízo, certo?

Outra dica para casais para evitar desperdício é congelar os pratos que sobrarem. Quando for fazer isso, lembre-se que a graça do alimento está na finalização do prato. Se tem graça, tem charme e se tem charme, torna-se atraente para o paladar e você evita pensar em pedir comida por telefone. Então, deixe alguns alimentos congelados e reserve algumas gostosuras para preparar na hora, como os molhos ou as saladas frias.

Antes de congelar um alimento, você precisa ver por quanto tempo ele suporta ficar congelado sem prejudicar o sabor e as propriedades.  Em geral, o tempo máximo de congelamento varia de 1 a 3 meses. Escolha bons recipientes para acomodar os alimentos antes de congelá-los e nunca se esqueça de escrever qual é o alimento e a data em que foi congelado para não cair na armadilha de jogar fora um alimento congelado, pois você não se lembra da validade dele.

Uma dica: é importante não colocar a geladeira numa potência muito alta se ela não estiver muito cheia. Assim você evita o alto consumo de energia!

Por fim, quando você for guardar os alimentos na despensa, uma ideia é colocar a nota da compra fixada na parede. Assim você poderá acompanhar por quanto tempo cada produto durou e saberá melhor do que ninguém as quantidades que a sua casa precisa. Se mantivermos os espaços onde acomodamos nossa comida sempre limpos, bem organizados e com tudo ao alcance dos olhos, podemos nos surpreender em valorizar um simples feijão preto que está dentro de um pote de vidro! E claro, não preciso dizer que o resultado é a economia, certo?

Então anotem aí, antes de fazer compras sempre devemos verificar nossa despensa e planejar o cardápio da semana ou mês. Vamos evitar o desperdício e economizar!

Um grande abraço!

Antoniele

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando familias em todas as questoes domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail: antoniele@babaideal.com.br.

Desabafa!

Mande sua dúvida ou conte a sua história para a gente através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima"

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close